Trump preparado para entregar a Putin os territórios ocupados da Ucrânia

Dois emissários do presidente dos EUA vão apresentar a proposta presencialmente a Putin.

28 de novembro de 2025 às 16:03
Trump quer acelerar proposta de paz com cedências à Rússia Foto: DR
Partilhar

Donald Trump, presidente dos EUA, está disposto a reconhecer a Crimeia e outros territórios ucranianos ocupados como sendo parte da Rússia. A informação está a ser avançada esta sexta-feira pelo jornal britânico The Telegraph.

O plano legitimaria, na prática, a anexação da Crimeia, Donetsk e Lugansk pela Rússia.

Pub

De acordo com a mesma publicação, Trump mandatou dois enviados especiais, Steve Witkoff e o seu genro Jared Kushner, para apresentarem esta proposta pessoalmente ao presidente Vladimir Putin, no que é visto como uma intenção de acelerar o acordo de paz entre a Ucrânia e a Rússia.

“Está cada vez mais claro que os americanos não se importam com a posição da Europa", disse uma fonte ao The Telegraph.

Na quinta-feira, quando questionado sobre a proposta de paz dos EUA para o conflito e sobre o fim da guerra, Putin tinha afirmado: "Se as tropas ucranianas abandonarem os territórios ocupados, cessaremos as hostilidades. Se não saírem, expulsá-las-emos pela força militar."

Pub

O plano de paz de 28 pontos inicialmente proposto pelos EUA incluía o reconhecimento da Crimeia e das duas regiões orientais do Donbas, assim como outros territórios controlados pela Rússia.

Mas posteriormente as autoridades ucranianas negociaram um novo plano com 19 pontos menos favorável às exigências de Moscovo.

Na altura, Andriy Yermak, chefe do Estado-Maior da Ucrânia, disse: "Nenhuma pessoa sensata hoje assinaria um documento para ceder território. Enquanto Zelensky for presidente, ninguém deve contar com a nossa cessão de território.”

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar