Ucrânia arrasa Guterres por encontro com Putin
Governo ucraniano critica secretário-geral da ONU por aceitar convite de “criminoso de guerra” e lembra que recusou participar na Cimeira de Paz que decorreu na Suíça em junho.
A Ucrânia criticou duramente o secretário-geral da ONU, António Guterres, por ter, alegadamente, aceitado reunir-se com o Presidente russo, Vladimir Putin, à margem da cimeira dos BRICS que está a decorrer na cidade russa de Kazan.
“O secretário-geral das Nações Unidas declinou o convite da Ucrânia para participar na Cimeira Global de Paz que decorreu na Suíça, mas resolveu aceitar o convite do criminoso de guerra Putin para viajar até Kazan”, denunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano num comunicado publicado na rede social X. “Esta é uma escolha errada que não faz avançar a causa da paz e apenas prejudica a reputação das Nações Unidas”, diz o Governo de Kiev.
O Kremlin anunciou na segunda-feira que Guterres se vai reunir com Putin esta quinta-feira, à margem da Cimeira dos BRICS, adiantando que o próprio terá confirmado a sua presença ao MNE Sergei Lavrov no mês passado. Fonte oficial das Nações Unidas recusou, no entanto, confirmar a visita de Guterres à Rússia, afirmando que os anúncios sobre deslocações oficiais “serão feitos mais tarde”.
A confirmar-se, esta seria a primeira deslocação de Guterres à Rússia desde abril de 2022, pouco mais de um mês após o início da invasão russa da Ucrânia.
Coreia do Sul admite fornecer armas
O Governo sul-coreano admitiu esta terça-feira enviar armas para a Ucrânia como resposta ao envio de milhares de soldados norte-coreanos para combater ao lado das tropas russas. Numa primeira fase seriam enviadas "armas defensivas", mas o Governo de Seul não descarta a possibilidade de fornecer armamento ofensivo se o envolvimento norte-coreanos "for longe demais".
O Governo sul-coreano admitiu esta terça-feira enviar armas para a Ucrânia como resposta ao envio de milhares de soldados norte-coreanos para combater ao lado das tropas russas. Numa primeira fase seriam enviadas "armas defensivas", mas o Governo de Seul não descarta a possibilidade de fornecer armamento ofensivo se o envolvimento norte-coreanos "for longe demais".PORMENORES
PUTIN ACOLHE “QUERIDO AMIGO” XI
O Presidente russo Vladimir Putin saudou esta terça-feira o seu “querido amigo” Xi Jinping à chegada para a Cimeira dos BRICS em Kazan, afirmando que a crescente cooperação russo-chinesa “é um fator de estabilidade no Mundo”. “Estou muito contente por estar aqui”, respondeu o líder chinês.
MODI DEFENDE PAZ NA UCRÂNIA
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, disse esta terça-feira a Putin que o seu país “deseja a paz na Ucrânia” e está “disponível para ajudar a negociar uma trégua”. “Acreditamos que o problema só pode ser resolvido por meios pacíficos”, frisou o líder indiano.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt