Volodymyr Zelensky recebido por Emmanuel Macron em Paris

Visita do presidente ucraniano serve para firmar novos acordos de Defesa.

17 de novembro de 2025 às 09:23
Zelensky e Macron firmam esta segunda-feira acordos de Defesa em Paris Foto: Christophe Ena/Lusa
Zelensky e Macron firmam esta segunda-feira acordos de Defesa em Paris
Zelensky e Macron firmam esta segunda-feira acordos de Defesa em Paris
Zelensky e Macron firmam esta segunda-feira acordos de Defesa em Paris Foto: Christophe Ena/AP

1/4

Partilhar

Volodymyr Zelensky chegou esta segunda-feira de manhã a Paris, onde esteve reunido com o presidente francês, Emmanuel Macron. Fontes oficiais citadas na imprensa internacional revelaram na antecâmara do encontro que seriam fechados novos acordos de cooperação militar, nomeadamente com o fornecimento por parte da França de aviões, mísseis e sistemas de defesa aérea.

O líder ucraniano aterrou na base aérea de Villacoublay, nos arredores de Paris, por volta das 10h00 locais (menos uma em Portugal).

Pub

A visita oficial acontece num momento difícil para a Ucrânia na guerra contra a Rússia, com a cidade de Pokrovsk, importante ponto estratégico na região de Donetsk, prestes a cair em mãos russas segundo o consenso dos analistas militares.

Macron recebeu Zelensky acompanhado pelos ministros da Defesa, Catherine Vautrin, e dos Negócios Estrangeiros, Jean-Noel Barrot.

Depois de ouvir os hinos nacionais de ambos os países e de inspecionar as tropas presentes em Villacoublay, o presidente francês mostrou a Zelensky uma série de equipamentos militares franceses, incluindo caças Rafale, mísseis antiaéreos SAMP/T NG e Aster 30 B NT, radares GF 300 e aparelhos aéreos não tripulados (drones).

Pub

A visita à base aérea francesa foi anunciada por Zelensky no domingo, durante a primeira etapa de uma viagem pela Europa, na Grécia.

De acordo com a agenda oficial, após a visita à base aérea, Macron e Zelensky vão visitar a sede da coligação de voluntários, grupo composto por 35 países, sobretudo europeus, que estão a preparar garantias de segurança para Kiev caso se verifique um acordo de cessar-fogo com a Rússia.

Na terça-feira, Volodimir Zelensky vai deslocar-se a Espanha.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar