Zelensky afirma a líderes europeus que segurança de Kiev e da Europa é prioridade
Presidente ucraniano disse que discutiu "muitas questões importantes" com o homólogo norte-americano.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, transmitiu aos líderes europeus e da NATO os resultados da sua reunião com Donald Trump, afirmando estar concentrado em "garantir a segurança" do seu país e "fortalecer" a Europa.
Depois da reunião com Trump na Casa Branca, na sexta-feira, Zelensky manteve contacto telefónico com os primeiros-ministros do Reino Unido, Keir Starmer; da Polónia, Donald Tusk; de Itália, Giorgia Meloni; e da Noruega, Jonas Gahr Store; e ainda com o chanceler alemão, Friedrich Merz; o Presidente finlandês, Alexander Stubb; os presidentes da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do Conselho Europeu, António Costa; e o secretário-geral da NATO, Mark Rutte.
"Partilhei detalhes da minha conversa com o Presidente dos EUA, Donald Trump. Discutimos muitas questões importantes. A principal prioridade agora é proteger o maior número de vidas possível, garantir a segurança da Ucrânia e fortalecer-nos a todos na Europa. É exatamente para isso que estamos a trabalhar", afirmou Zelensky na rede social X.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt