Zelensky avisa que espaço aéreo russo "não é seguro"

Presidente ucraniano exorta companhias aéreas a deixarem de voar na Rússia devido ao "aumento de atividade militar".

03 de setembro de 2026 às 01:30
Ucrânia tem intensificado os ataques com drones no interior russo, atingindo refinarias e centros logísticos Foto: EPA
Partilhar

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, exortou esta quarta-feira as companhias aéreas civis a deixarem de voar para a Rússia, afirmando que o espaço aéreo russo “não é seguro” devido à crescente atividade dos drones ucranianos.

“Não queremos que se percam vidas inocentes. Por isso avisamos todas as companhias aéreas que operam na Rússia, todas as seguradoras e todas as pessoas que ainda usam os aeroportos russos de que o espaço aéreo da Rússia se tornou extremamente perigoso. Céus infestados de drones não são um local adequado para a aviação civil”, avisou Zelensky, alertando que o número de drones ucranianos que cruzam os céus russos vai continuar a aumentar.

Pub

Na sequência destas declarações, o governo ucraniano notificou formalmente, esta quarta-feira, a Organização da Aviação Civil Internacional de que o espaço aéreo russo deixou de ser seguro devido ao “aumento da atividade militar”. “Exortamos todos a evitá-lo”, afirmou o ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros, Andrii Sybiha, no X

Questionado sobre a declarações de Zelensky, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que se trata de uma “declaração de terrorismo de Estado” e garantiu que a Rússia “saberá como reagir”. Putin disse ainda que o Kremlin “não negoceia com terroristas” e anunciou que Moscovo está a preparar uma ofensiva em larga escala contra as infraestruturas energéticas ucranianas este inverno. “Eles estão a atacar-nos e nós vamos responder”, prometeu.

Saiba mais

Pub

Alemanha novo ato de sabotagem

As autoridades alemãs estão a investigar um novo ataque contra uma subestação elétrica na região de Colónia, depois de na véspera terem sido lançados engenhos explosivos contra linhas de alta tensão em Brandeburgo.

Kallas “terrorismo estatal”

Pub

A chefe da diplomacia da UE, Kaja Kallas, disse esta quarta-feira que o ataque com drones contra o Aeroporto de Leipzig, atribuído pelas autoridades alemãs à Rússia, foi “um ato de terrorismo estatal” e garantiu que a UE irá responder.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar