Zelensky e Trump reúnem-se hoje ao final da tarde
Encontro está marcado para as 18h00 na propriedade de Trump na Florida, Mar-a-Lago.
O encontro entre o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, está marcado para este domingo e deve acontecer ao final da tarde. De acordo com a Reuters, a reunião entre os dois chefes de Estado para discutir a mais recente versão do plano de paz está agendada para as 13h00 na Florida (18h00 em Lisboa), na propriedade de Trump em Mar-a-Lago.
O encontro poderá servir para finalizar alguns dos pontos mais sensíveis do plano apresentado por Zelensky nos últimos dias e aproximar as partes, que ainda se mantêm a alguma distância. Em particular, a questão territorial do Donbass e o controlo da central nuclear de Zaporíjia foram deixados em aberto na mais recente revisão ucraniana, para serem discutidas mais adiante.
Nos últimos dias, o próprio Donald Trump foi quem veio deitar água na fervura de qualquer acordo iminente entre Washington e Kiev, afirmando que Zelensky não tinha "nada para mostrar", e que nenhum acordo seria aprovado pelos EUA sem o seu carimbo pessoal.
A cimeira deste domingo acontece ainda um dia depois de um dos mais intensos ataques de Moscovo à capital ucraniana nos últimos meses. Ao todo, os mísseis e drones russos que atingiram Kiev no sábado fizeram 2 mortos e 32 feridos, segundo o jornal The Kyiv Independent.
Esteve sábado Zelesnky esteve no Canadá, onde garantiu junto do primeiro-ministro Mark Carney um apoio de 2,5 mil milhões de dólares (cerca de 2,1 mil milhões de euros) em ajuda para a Ucrânia, montante que deverá ser direcionado para a reconstrução do país, destruído pelo conflito com a Rússia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt