Zelensky já está na Florida para se reunir com Trump e líderes europeus vão participar via telefone

Reunião será na propriedade de Trump em Mar-a-Lago cerca das 18h00 portuguesas. "Decisões dependem dos nossos aliados", defendeu o presidente ucraniano

28 de dezembro de 2025 às 16:09
Zelensky garante que a Ucrânia vai continuar a lutar pela paz Foto: EPA/Lusa
Partilhar

Volodymyr Zelensky já aterrou em Palm Beach, na Florida, para se reunir com Donald Trump. Os dois governantes vão manter este domingo uma reunião sobre a mais recente versão do plano de paz em Mar-a-Lago, propriedade de Trump em Palm Beach.

De acordo com um porta-voz do presidente ucraniano, durante a reunião, Zelensky e Donald Trump vão manter uma conversa telefónica com líderes europeus. António Costa, presidente do Conselho Europeu, disse que já tinha falado com Zelensky "para coordenar" os preparativos para o encontro com Trump.

Pub

Zelensky, entretanto, deixou uma mensagem na rede social X: "Estes são alguns dos dias mais movimentados do ano em termos diplomáticos, e muita coisa pode ser decidida antes do Ano Novo. Estamos a fazer tudo nesse sentido, mas a tomada de decisões depende dos nossos aliafdos – aqueles que ajudam a Ucrânia e aqueles que pressionam a Rússia para sintam as consequências da sua própria agressão. Só nesta semana lançaram mais de 2.100 drones, cerca de 800 bombas aéreas guiadas e 94 mísseis de vários tipos. Tudo isso foi direcionado contra o nosso povo, contra a própria vida e tudo o que sustenta o seu funcionamento normal, sobretudo, contra a nossa infraestrutura energética."

"É igualmente importante que as sanções contra a Rússia funcionem, que todas as formas de pressão política contra a agressão sejam aplicadas, que a Ucrânia receba mísseis de defesa aérea e que todos nós finalizemos os detalhes das medidas que encerrarão esta guerra e garantirão a segurança. São exatamente estas medidas que discutiremos com nossos aliados hoje. Agradecemos a todos que estão a ajudar", acrescentou.

Antes da reunião, Donald Trump também recorreu à sua rede social 'Truth Social' para anunciar que falou via telefone com Vladimir Putin. "Uma conversa boa e muito produtiva" disse.

Pub

O encontro deste domingo entre Zelensky e Trump não terá presente nenhum enviado da Rússia.

A reunião está marcada para este domingo e deve acontecer ao final da tarde. De acordo com a Reuters, a conversa entre os dois chefes de Estado para discutir a mais recente versão do plano de paz está agendada para as 13h00 na Florida (18h00 em Lisboa), na propriedade de Trump em Mar-a-Lago.

O encontro poderá servir para finalizar alguns dos pontos mais sensíveis do plano apresentado por Zelensky nos últimos dias e aproximar as partes, que ainda se mantêm a alguma distância. Em particular, a questão territorial do Donbass e o controlo da central nuclear de Zaporíjia foram deixados em aberto na mais recente revisão ucraniana, para serem discutidas mais adiante.

Pub


Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar