Zelensky pede plano para pôr fim à guerra na Ucrânia
Presidente ucraniano apela aos aliados para construírem fórmula de paz. Situação difícil no terreno.
Se as armas de longo alcance fazem falta, a construção de uma fórmula de paz é igualmente necessária. O pedido chegou terça-feira à noite, pela voz do Presidente ucraniano, na sua habitual mensagem diária em vídeo, em que agradece a todos os países que estão a fornecer armamento a Kiev, mas apela aos aliados mais diplomacia para acabar com a guerra no país.
Volodymyr Zelensky não concretizou em que alicerces deve assentar um eventual acordo de paz, nomeadamente se estaria disposto a perder parte do território ucraniano para a Rússia, como a Crimeia e parte ou a totalidade das regiões de Donetsk e Lugansk. Mas revela que Kiev está a sentir dificuldades no teatro de operações.
Nos últimos dias, a Ucrânia tem sido massacrada pelo poderio aéreo de Moscovo, foram lançados perto de 300 mísseis e mais de 200 drones contra o território, sendo a capital um dos alvos dos ataques. As forças ucranianas têm reagido. O ataque à cidade fronteiriça russa de Belgorod, onde morreram mais de 20 pessoas, é disso exemplo, mas insuficiente para travar esta nova ofensiva de Moscovo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt