Zelensky propõe encontro a três com Putin e Trump
Kremlin diz que reunião só poderá acontecer após "acordos concretos" entre Moscovo e Kiev.
Volodymyr Zelensky desafiou Vladimir Putin e Donald Trump para um encontro a três com vista a fazer avançar o processo de paz para a Ucrânia. “Estamos prontos para um encontro ao nível de líderes. Os Estados Unidos sabem disso, a Rússia sabe disso. Estamos prontos para um formato ‘Trump, Putin e eu’, e também estamos preparados para um formato Trump-Putin, Trump-Zelensky e depois os três juntos”, afirmou o presidente ucraniano, que há duas semanas já tinha desafiado Putin para um encontro bilateral em Istambul, mas foi ignorado pelo presidente russo. “Se Putin não se sente confortável com um encontro bilateral, ou se todos preferirem um encontro trilateral, não importa. Estou pronto para qualquer formato”, sublinhou Zelensky.
O Kremlin apressou-se a deitar água fria na proposta, afirmando que um encontro de alto nível entre os três presidentes só poder acontecer após “acordos concretos” entre a Rússia e a Ucrânia, sem dizer quais. Moscovo, recorde-se, recusou repetidamente uma proposta dos EUA e da Ucrânia para um cessar-fogo de 30 dias, afirmando que uma eventual trégua só poderá ser discutida no contexto de um acordo final para acabar com a guerra.
Entretanto, a agência Reuters avançou que a Rússia exige um “compromisso escrito” da NATO sobre o fim do alargamento a Leste como condição essencial para negociar a paz. “Putin está pronto a negociar a paz, mas não a qualquer preço”, afirmou sob anonimato um responsável russo. Além dessa garantia dos países ocidentais de que a NATO não tentará no futuro integrar a Ucrânia, a Moldávia, a Geórgia ou outras ex-repúblicas soviéticas, Moscovo exige ainda garantias de que a Ucrânia será um “país neutral”, o levantamento de parte das sanções internacionais e garantias de proteção para os russófonos residentes na Ucrânia.
Rússia propõe nova ronda de negociações a 2 de junho
O ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, propôs uma nova ronda de negociações diretas entre a Rússia e a Ucrânia na próxima segunda-feira, em Istambul. O chefe da diplomacia russa promete apresentar na reunião o prometido 'memorando' com as condições russas para negociar a paz.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt