"Celebramos tanto na Terra como no espaço", refere uma mensagem acompanhada de fotografias dos astronautas Oleg Artémiev, Denis Matvéïev e Sergei Korsakov, agitando as bandeiras das duas "repúblicas" do leste da Ucrânia.
"As forças russas e de Lugansk estabeleceram controlo total sobre Lysychansk - a última grande cidade da LPR [República Popular de Lugansk]", acrescentaram.
No domingo, as forças ucranianas anunciaram a retirada desta cidade estratégica, o que permitiu que militares russos e separatistas pró-russos conquistassem o controlo da região de Lugansk.
"Estamos convencidos de que 3 de julho de 2022 ficará para sempre gravado na história da República. Cidadãos da República Popular Aliada de Donetsk, aguardem!", acrescentou Roscosmos na sua publicação.
A conquista de Lysytchansk foi fundamental para o plano da Rússia de conquistar todo o Donbass, uma região industrial parcialmente controlada por separatistas pró-russos desde 2014.
Para as forças ucranianas, é necessário agora conter o avanço russo para o oeste e duas grandes cidades da região vizinha de Donetsk: Sloviansk e Kramatorsk.