Um grupo de hackers, conhecido como Ofuscated Dreams of Scheherazade, criou um site, lançado na passada quarta-feira, que permite realizar chamadas entre oficiais russos como forma de distraí-los das suas funções na guerra da Ucrânia.
O WasteRussianTime.today coloca em chamada dois oficiais russos aleatórios, entre figuras do governo, militares e da inteligência russos.
O grupo afirma que o banco de dados da plataforma contém mais de 5 mil números de telefone de oficiais russos, incluindo alguns ligados à agência de inteligência FSB (Federal Security Service) do país.
O Ofuscated Dreams of Scheherazade descreve estas ações como uma "intervenção civil", apontando que "se eles estão incomodados com telefonemas, não podem lançar bombas, coordenar soldados e planear invasões".
"Esperamos confusão, que eles fiquem irritados", disse um dos criadores do site à Wired.
A identidade de quem efetua estas chamadas no site nunca é revelada e os dados pessoais não são partilhados, de acordo com os piratas informáticos.
A invasão da Ucrânia motivou a ajuda de hackers de todo o mundo contra a Rússia, com grupos como o Anonymous a realizar ataques informáticos contra sites afiliados ao Kremlin.