Barra Cofina

Correio da Manhã

Especiais
4

Site criado por hackers permite efetuar chamadas entre oficiais russos e distraí-los das suas funções na guerra

Grupo afirma que o banco de dados contém mais de 5 mil números de telefone de oficiais russos.
Correio da Manhã 21 de Maio de 2022 às 21:11
Existe um site criado por hackers que permite efetuar chamadas entre dois oficiais russos
Existe um site criado por hackers que permite efetuar chamadas entre dois oficiais russos

Um grupo de hackers, conhecido como Ofuscated Dreams of Scheherazade, criou um site, lançado na passada quarta-feira, que permite realizar chamadas entre oficiais russos como forma de distraí-los das suas funções na guerra da Ucrânia.

O WasteRussianTime.today coloca em chamada dois oficiais russos aleatórios, entre figuras do governo, militares e da inteligência russos.

O grupo afirma que o banco de dados da plataforma contém mais de 5 mil números de telefone de oficiais russos, incluindo alguns ligados à agência de inteligência FSB (Federal Security Service) do país. 

O Ofuscated Dreams of Scheherazade descreve estas ações como uma "intervenção civil", apontando que "se eles estão incomodados com telefonemas, não podem lançar bombas, coordenar soldados e planear invasões".

"Esperamos confusão, que eles fiquem irritados", disse um dos criadores do site à Wired.

A identidade de quem efetua estas chamadas no site nunca é revelada e os dados pessoais não são partilhados, de acordo com os piratas informáticos.

A invasão da Ucrânia motivou a ajuda de hackers de todo o mundo contra a Rússia, com grupos como o Anonymous a realizar ataques informáticos contra sites afiliados ao Kremlin.

Ofuscated Dreams of Scheherazade política ciência e tecnologia defesa
Ver comentários
}