Da luta pelo ouro português à baleia que roubou a foto: Dez momentos e imagens que marcaram os Jogos Olímpicos
Durante duas semanas, os olhos do mundo estiveram colocados no maior evento desportivo do mundo, que provocou lágrimas, sorrisos e controvérsias.
Os Jogos Olímpicos de Paris terminaram este domingo – com Portugal a conquistar uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze – numa edição marcada pelo regresso glorioso da ginasta Simone Biles, o adeus ao ténis de Andy Murray, a polémica em torno do género da pugilista Imane Khelif ou o momento em que uma baleia foi apanhada a dar um salto durante as semifinais de surf feminino no Taiti.
#1 O regresso de Céline Dion na cerimónia de abertura
A cantora canadiana brilhou na cerimónia de abertura da Olimpíadas, ao interpretar "Hymne A L'Amour", de Edith Piaf, na Torre Eiffel. Foi a primeira vez que a cantora atuou num grande evento desde que foi diagnosticada com o Síndrome de Pessoa Rígida, em 2022.
#2 Snoop Dogg, a figura improvável dos Jogos Olímpicos
Se houvesse medalha de ouro para o entretenimento teria sido entregue ao rapper Snoop Dogg, que se tornou uma das figuras (improváveis) do evento. Ao serviço da NBC, o rapper norte-americano nadou com Michael Phelps, dançou com as ginastas Simone Biles e Jordan Chiles e visitou o Palácio de Versalhes com Martha Stewart após assistir, vestido a rigor, às provas esquestres.
#3 O regresso glorioso de Simone Biles
Após uma pausa na carreira para cuidar da saúde mental, a ginasta norte-americana regressou em grande a Paris, onde conquistou três medalhas de ouro e uma de prata.
#4 O adeus de Andy Murray
O tenista britânico Andy Murray terminou a carreira com uma derrota no torneio de pares nestes Jogos Olímpicos. Esta foi a quinta presença do atleta, de 37 anos, em Olimpíadas.
Após a derrota, o tenista escreveu na rede social X: "Nunca gostei de ténis, de qualquer maneira".
#5 A calma olímpica do atirador turco Yusuf Dikec
De mão no bolso e sem proteções, foi assim que o atirador turco Yusuf Dikec consquistou a medalha de prata em pistola de ar comprimido a 10 metros, em pares mistos. A imagem tornou-se viral nas redes sociais e deu muito que falar.
#6 O debate sobre o género de Imane Khelif
A lutadora argelina Imane Khelif sagrou-se campeã olímpica da categoria -66 kg de boxe, após uma polémica sobre o seu género. O combate entre Khelif e Angela Carini, que durou apenas 46 segundos, fez estalar a discussão.
#7 A foto destes jogos
Jerome Brouillet fez "a foto" destes Jogos Olímpicos. O protagonista da imagem é o surfista Gabriel Medina, que é retratado durante uma prova e parece estar, sobre a onda, pousado numa nuvem, em perfeito alinhamento com a prancha. Há quem diga que o desportista esticou o braço em sinal de vitória ou que estava a pedir ao júri nota máxima: 10.
#8 O salto da baleia que roubou o protagonismo durante prova de surf
Nas meias-finais de shortboard feminino, no Taiti, o inesperado aconteceu: uma baleia emergiu das águas e deu um salto, maravilhando os espectadores e obrigando a parar a prova.
#9 O breaking de Raygun
Rachael Gunn, conhecida por Raygun, foi a representante australiana na estreia do Breaking nos Jogos Olímpicos e deu que falar nas redes sociais, onde a sua prova, que não conquistou qualquer ponto, foi amplamente criticada e satirizada pelos movimentos que exibiu, pouco relacionados com o universo da modalidade.
#10 De mãos dadas rumo ao ouro português
Os atletas Iúri Leitão e Rui Oliveira conquistaram a medalha de ouro para Portugal em ciclismo de pista (Madison). O espírito de entreajuda entre os dois ciclistas foi uma das imagens que marcou a prova, que fez com que esta fosse a melhor missão olímpica lusa de sempre.Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt