Vencedor de duas medalhas olímpicas descobriu paixão pela modalidade em criança.
O confiante Iúri Leitão concretizou este sábado o seu sonho, em nome da família da pista, transformando a sua paixão pelo ciclismo num título olímpico em madison e confirmando estar "entre os melhores do mundo" e do olimpismo português.
Basta uma conversa mais distendida com Iúri Leitão para perceber que o ciclista de Viana do Castelo é uma pessoa confiante, que sabe o que quer. Tem um discurso fluído, pensado, e lida bem com a exposição mediática que foi ganhando a par com as medalhas que ia somando na pista, além das vitórias na estrada.
Batizado de 'Flying Piggy' pela sua 'família' do ciclismo de pista nacional, uma alcunha que ostenta com orgulho - é habitual estampar um porco rosa no seu equipamento -, Iúri Leitão é "uma pessoa autêntica", nas palavras de João Matias, o mais velho dos seus colegas naquela seleção.
"Diz e faz o que pensa no momento, sem pensar muito. Tem aquela verdadeira 'chispa' em tudo na vida e, principalmente, em cima da bicicleta. Há quem lhe chame o 'fósforo', porque só precisa de um pequeno estímulo para deitar logo fogo", descreveu Matias à agência Lusa.
O maior 'fósforo' para o vianense de 26 anos é mesmo a paixão pelo ciclismo, que foi crescendo bem depois de ter começado neste mundo aos seis anos, 'empurrado' por um amigo do pai.
Hoje, é com um brilho nos olhos que fala sobre a sua modalidade: "É a minha profissão, mas eu faço isto por diversão. Eu faço porque adoro, porque é uma coisa que me dá muito gozo e que me passa uma adrenalina muito boa".
Foi na estrada que deu as primeiras pedaladas, mas foi na pista, descoberta aos 16 anos, que se tornou um dos "melhores do mundo", como recordou aos jornalistas quando ganhou a prata no omnium, num percurso vitorioso iniciado em 2020, quando se sagrou, pela primeira vez, campeão europeu de scratch e ainda vice-campeão continental de eliminação.
Os resultados na pista, aliados às promissoras indicações na estrada, 'abriram-lhe' as portas da Tavfer-Measindot-Mortágua, na qual se estreou como ciclista profissional e se consolidou como um dos mais promissores sprinters do pelotão nacional -- ganhou a classificação por pontos na Volta ao Alentejo, além de duas etapas, e triunfou também numa tirada do Grande Prémio Douro Internacional
O talento do português não passou despercebido à Caja Rural, equipa espanhola do segundo escalão mundial, que contratou Leitão em 2022 e o mantém nas suas fileiras até hoje, numa relação nem sempre fácil e que precisou de ser 'negociada'.
"Quando entrei para a equipa, era novo, e foi difícil mostrar do que era capaz. A equipa entendeu que tinha objetivos muito claros, e bem definidos, na pista. Compreenderam e chegámos a acordo. Desde que não falhe com a equipa, e tenho três vitórias este ano...", relevou à Lusa numa entrevista pré-Paris2024.
Com a confiança e aparente tranquilidade permanente que emana, Leitão foi trilhando o seu caminho no pelotão internacional e no primeiro ano da "aventura" no estrangeiro, como a 'batizou' o próprio, venceu 'apenas' uma etapa na Ronde de l'Oise, além de ter repetido o título continental de scratch.
A temporada seguinte seria de afirmação, com uma sucessão de resultados de relevo: conquistou a Volta à Grécia, onde venceu uma etapa, duas tiradas no Grande Prémio Beiras e Serra da Estrela e outra na Volta à Croácia, sagrando-se campeão mundial de omnium.
Rumo às suas duas medalhas olímpicas - já igualou os melhores portugueses de sempre -, tornou-se no primeiro homem a conquistar três títulos europeus no scratch, no arranque de uma época em que somou triunfos na Volta à Grécia, GP Beiras e Serra da Estrela e Volta ao Alentejo.
Hoje, o orgulhoso minhoto, que tem nos canoístas olímpicos da sua região "ídolos de infância", colecionou a mais desejada de todas as medalhas, que entregará como todas as outras à sua namorada Carolina.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.