É a primeira vez que Portugal consegue uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze.
1 / 4
O ciclismo de pista transformou uma Missão de deceções na melhor de sempre de Portugal em Jogos Olímpicos, com Iúri Leitão, ao lado de Rui Oliveira, a impulsionar o medalheiro luso em Paris2024 com um feito inédito.
O objetivo era igualar Tóquio2020, mas a Missão portuguesa foi mais além, graças a um jovem ciclista de Viana do Castelo: Leitão foi prata no omnium e, dois dias depois, regressou ao Velódromo de Saint-Quentin-en-Yvelines para sagrar-se campeão olímpico de madison ao lado do amigo Rui Oliveira, tornando-se no primeiro luso a conquistar duas medalhas na mesma edição dos Jogos.
Os dois pistards portugueses, responsáveis também por estrear a vertente no masculino em Jogos Olímpicos, 'ofereceram' ao país o sexto ouro, o primeiro fora do atletismo, e ajudaram a cumprir o principal objetivo estabelecido no contrato-programa firmado entre o Comité Olímpico de Portugal e o Governo para Paris2024, o de classificações não inferiores a quatro posições de pódio.
Depois das inéditas quatro medalhas conquistadas na capital japonesa -- o ouro de Pedro Pablo Pichardo no triplo salto, disciplina em que Patrícia Mamona alcançou a prata, e os bronzes do judoca Jorge Fonseca (nos -100kg) e do canoísta Fernando Pimenta (em K1 1.000 metros) -, Portugal somou novamente o mesmo número de metais, mas com 'cores' mais importantes.
Além das medalhas conquistadas na pista, Pichardo voltou a 'voar', agora para a prata, ficando a apenas dois centímetros do ouro do espanhol Jordan Díaz, campeão olímpico com 17,86, enquanto a judoca Patrícia Sampaio confirmou todo o seu potencial, ao ser bronze nos -78 kg.
Os 'metais' alcançados nestes Jogos, que elevaram para 32 o pecúlio olímpico luso (seis de ouro, 11 de prata e 15 de bronze), permitiram a Portugal ocupar o 50.º lugar no medalheiro, melhorando também Tóquio2020 (56.º).
Inscritos no contrato-programa, os objetivos para Paris2024 consistiam ainda em 15 diplomas, 57 pontos entre os oito primeiros, 36 classificações entre os 16 primeiros, a presença em 66 eventos de medalhas distribuídos "de forma equitativa em termos de género", em 17 modalidades -- este último não concretizado, pois a Missão lusa foi integrada 'apenas' por 15 desportos.
Depois dos 11 diplomas, e da melhor pontuação de sempre em Jogos Olímpicos (78 pontos, atribuídos aos atletas classificados entre o primeiro e o oitavo lugares, mais 27 do que em Atenas2004), Portugal alcançou em Paris2024 14 posições 'diplomadas' e 57 pontos, além de 33 classificações até ao 16.º lugar.
Os objetivos 'falhados' podem muito bem explicar-se pela dececionante prestação da natação, mas também do judo, salvo pela surpreendente Patrícia Sampaio.
A natação pura falhou em toda a linha na piscina da La Défense Arena, nomeadamente Diogo Ribeiro, o campeão mundial de 100 metros mariposa de quem se esperava muito e que se despediu da estreia nos Jogos com apenas uma meia-final, nos 50 livres.
Aquém do esperado ficou também o judo, que viu Jorge Fonseca, bronze em Tóquio2020, ser afastado na estreia nos -100 kg. À exceção de Patrícia Sampaio, todos os judocas portugueses caíram ao primeiro ou segundo combate, caso de Catarina Costa, sétima do mundo na categoria mais leve do judo feminino (-48 kg).
Numa Missão com muitas desilusões e lágrimas - até quinta-feira o ambiente era de desânimo generalizado e este resultado histórico parecia impossível -, também o equestre teve uma passagem para esquecer no Palácio de Versalhes, com todos os cavaleiros a terem classificações bem modestas, e mesmo o atletismo não sobressaiu, à exceção de Pichardo, Jéssica Inchude, oitava no lançamento do peso, Irina Rodrigues, nona no disco, e Salomé Afonso, que bateu duas vezes (e por muito) o seu recorde pessoal.
Além do ciclismo, modalidade 'rainha' nestes Jogos - Nelson Oliveira alcançou um diploma no contrarrelógio, ao ser sétimo -, também o triatlo surpreendeu, oferecendo à Missão lusa três diplomas: os de Vasco Vilaça (quinto) e Ricardo Batista (sexto) na prova individual, e o dos dois em aliança com Maria Tomé e Melanie Santos na estafeta mista (quintos).
De Marselha chegaram também bons ventos, com Carolina João e Diogo Costa a serem quintos na classe 470, a mesma posição alcançada por Gabriel Albuquerque nos trampolins, culminando uma prestação sobressalente da ginástica.
Esperavam-se medalhas de Fernando Pimenta e da dupla João Ribeiro/Messias Batista, mas os diplomas conseguidos pelos canoístas não podem ser desvalorizados.
Apesar de ser a delegação mais pequena desde Sydney2000 - 73 atletas, 37 das quais mulheres -, Portugal saiu da capital francesa com os melhores resultados olímpicos de sempre.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.