Atleta estreou-se esta quarta-feira na competição.
Maria Tomé impressionou esta quarta-feira na sua estreia olímpica, ao ser 11.ª na prova feminina de triatlo de Paris2024, protagonizando uma recuperação extraordinária, depois de ser a melhor no segmento de ciclismo.
Para alcançar o quinto melhor resultado de sempre do triatlo português em Jogos Olímpicos, a jovem de 23 anos cumpriu a prova em 01:57.13 horas, a 02.18 minutos da vencedora, a francesa Cassandre Beaugrand, enquanto Melanie Santos foi 45.ª, a 08.53 minutos.
Depois de sair da natação na 39.ª posição, Maria Tomé recuperou 28 lugares, 19 dos quais no ciclismo, segmento no qual foi mesmo a melhor entre todas as participantes, incluindo Cassandre Beaugrand, que conquistou o ouro em 01:54.55 horas, para alegria dos milhares de franceses que madrugaram para assistir à prova.
O pódio ficou completo com a suíça Julie Derron, medalha de prata, e a britânica Beth Potter, bronze, com mais seis e 15 segundos, respetivamente.
A notícia chegou às 04:00 parisienses, através de uma foto publicada pela World Triathlon no X com a legenda "Vamos nadar". A organização de Paris2024 e a federação internacional sabiam que a 'janela' para evitarem que o triatlo passasse a duatlo se esgotava hoje, uma vez que choveu toda a noite e há promessa de mais chuva para quinta-feira, o que 'automaticamente' degradará a qualidade da água e tornaria inviável o dia de contingência, inicialmente agendado para 02 de agosto.
Os resultados das últimas análises, realizadas na tarde de terça-feira e recebidos pelas entidades às 03:20 locais -- é incompreensível que demorem tanto tempo -, revelaram que a água do Sena estava finalmente conforme e que tanto a prova feminina como a masculina poderiam acontecer.
Sabe-se, portanto, que quando as triatletas entraram na água e depois de uma noite de chuva intensa, os níveis bacteriológicos já seriam certamente diferentes, mas nada disso perturbou as 56 desportistas que partiram da Ponte Alexandre III para 1.500 metros no rio parisiense, interdito a banhos desde 1923.
Maria Tomé saiu da água na 39.ª posição, a 02.12 minutos de Flora Duffy, enquanto Melanie Santos era 41.ª, a 02.15, quando iniciou os 40 quilómetros de ciclismo. A triatleta de 29 anos sofreu uma penalização de 15 segundos no segmento de natação, por ter falhado uma boia e ainda teve o azar de deixar cair o capacete quando fazia a transição para a bicicleta.
Apesar de já não chover, a estrada molhada fez várias 'vítimas', com as quedas a sucederem-se, com mais ou menos aparato, mas deixando as portuguesas ilesas.
Julie Derron fez a transição da bicicleta para a corrida na frente, com Tomé, protagonista de uma excelente recuperação, a ser nessa altura 20.ª, a 01.08 minutos da suíça, depois de ser a mais rápida entre todas as triatletas, nesse setor, que cumpriu em 57.34.
Já Santos, que em Tóquio2020 foi 22.ª, estava em quebra, sendo apenas 43.ª, a 04.35.
Estreante em Jogos, a triatleta de 23 anos 'galgou' posições no segmento de corrida e ainda encontrou forças extra para bater a alemã Nina Eim ao sprint, na luta pelo 11.º lugar, decidido com recurso da 'photo finish', o mesmo método usado para definir que Santos foi 45.ª.
Maria Tomé conseguiu mesmo o quinto melhor resultado de sempre do triatlo luso em Jogos Olímpicos, depois da prata de Vanessa Fernandes, em Pequim2008 - tinha sido oitava quatro anos antes -, do quinto lugar de João Pereira no Rio2016 e do nono de João Silva em Londres2012.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.