"Um grande objetivo era ser a terceira força política. Queríamos ser uma das forças mais relevantes. O que não conseguíamos foi evitar uma maioria de esquerda, ou uma maioria do PS. Crescemos muito, mas fiquei triste pelo PS conseguir maioria absoluta. Agora queremo-nos tornar no principal partido da oposição, o que o PSD não conseguiu fazer", atirou num constante ataque à liderança de Rui Rio no partido social-democrata.
"Senti que estava a falar sozinho como partido de oposição", defendeu Ventura acusando Rio de "chegar a dar a mão a António Costa". "Todos sabemos o que aconteceu na última maioria absoluta do PS, é de má memória", lembrou Ventura, defendendo que na altura era necessário "traçar linhas vermelhas para travar José Sócrates e não chegar onde chegámos".
Sobre os novos rostos e vozes do partido, admite alguma "estranheza" do eleitorado inicialmente, e afasta ligações de alguns deputados eleitos à extrema-direita.
"O Chega não é de extrema-direita", diz Ventura, sublinhando que a xenofobia "vai contra os princípios do Chega", quando confrontado com uma "frase infeliz" de um dos deputados eleitos, feita numa publicação no Facebook sobre uma mulher brasileira.
"Agora um partido é racista porque diz que os ciganos têm que cumprir as regras que os outros cumprem?", questionou Ventura sobre as acusações de racismo e xenofobia dirigidas ao partido.
O presidente do Chega diz que os deputados eleitos vão "representar diversos setores da sociedade" e são especializados e temas, quando questionado sobre se o partido tem propostas para a Economia.
"Temos várias propostas, o Estado deve estar o menos possível na Economia. O IL vê o País como se estivéssemos no Chiado, não podemos deixar tudo ao mercado", critica Ventura, ao mesmo tempo que aponta como medidas "a redução dos escalões de IRS, para três, ou a criação de uma pensão mínima".
"Ao longo desta legislatura queremos evitar o que aconteceu com José Sócrates, o segundo objetivo é substituir o PSD como principal partido da oposição. Estou convicto que em quatro anos conseguimos", terminou.