page view

Vila Nova de Famalicão: 9.º concelho-chave das eleições legislativas 2024

De todos os concelhos-chave do País, o de Vila Nova de Famalicão foi aquele em que o PS mais subiu em termos de percentagem de votos de 2019 para 2022: 6,9%.

04 de março de 2024 às 12:34

Vila Nova de Famalicão é o 9.º concelho-chave das eleições legislativas 2024. Pertence ao distrito de Braga, o terceiro círculo eleitoral do País onde se elegem mais deputados: são 19. Tal como em 2022, a luta pelos votos no distrito é tão determinante que engloba três concelhos-chave, incluindo Guimarães e Braga.

Nas últimas eleições legislativas, em 2022, o PS venceu o PSD no concelho de Vila Nova da Famalicão por quase de 7 000 votos (compara com 1 200 votos de diferença na vitória socialista no concelho em 2019). De todos os concelhos-chave do País, o de Vila Nova de Famalicão foi onde o PS mais subiu em termos de percentagem de votos de 2019 para 2022: 6,9%. É também por isso que o concelho deve ser considerado uma prioridade, muito especificamente para Pedro Nuno Santos que pode aprender com o esforço feito pela máquina da campanha de António Costa nas eleições de 2022. À direita, Luís Montenegro está atento ao movimento e terá de responder de igual modo se quiser recuperar votos no distrito de Braga.

Vila Nova de Famalicão representou, em 2022, 15,83% de todos os votantes no distrito de Braga. Mas não é só o elevado número de potenciais votantes que aqui importa e que contribui para a inclusão da cidade no seleto lote de concelhos-chave. Nos últimos nove catos eleitorais em legislativas, Vila Nova de Famalicão já mudou de cor de partido vencedor por quatro vezes. Adicionalmente, neste caso, a consciência política dos famalicenses é mais fina que noutras paragens, já que, se desde 2001 a autarquia resulta de uma coligação confortável à direita entre PSD e CDS, o PS logrou vencer cinco eleições autárquicas seguidas entre 1982 e 1997. Quanto às últimas nove eleições legislativas, desde 1995, o concelho de Vila Nova de Famalicão votou sempre no partido eleito para formar governo. Um aspeto quase premonitório e que deve colocar ainda mais em alerta os cabeças de lista distritais de PS e PSD. José Luís Carneiro e Hugo Soares devem, por isso, dar tudo para convencer os votantes do concelho se quiserem contribuir decisivamente para que a noite de 10 de Março sorria ao partido que representam.

Foram precisos 21 429 votos para, no distrito de Braga, eleger cada deputado (um aumento em relação às legislativas de 2019 onde o número foi de 19 127 votos).

eleitos no distrito de Braga: PS9, PSD8CHEum ILum.

Só os votos no concelho-chave de Vila Nova de Famalicão no PS (34 153 votos ou 43,62 %) e PSD27 212 votos34,76%) contribuíram para eleger um deputado cada no distrito de Braga.

O que são os concelhos-chave?

São concelhos onde é expectável que haja um elevado número de votantes (superior a 70 mil) e onde, nos últimos nove atos eleitorais (para as legislativas), se tenham registado mudanças significativas na intenção de voto no partido com maior expressão em termos concelhios. São concelhos que podem fazer uma maior diferença em número de deputados eleitos para um partido que queira vencer as eleições legislativas de 2024. Na prática, o partido que vença concelhos-chave tem uma elevada probabilidade de vencer no distrito e, logo, conseguir um número decisivo de mandatos para estas eleições.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8