Capitão Messi e médio Rodrigo de Paul, companheiros de clube no Inter Miami, seguiram diretamente de Nova Iorque para a Florida.
Apesar da derrota e da chuva, vários milhares de adeptos celebraram, embora brevemente, a seleção albiceleste, finalista do Mundial, no regresso à Argentina na segunda-feira à noite, na ausência de alguns dos jogadores, entre os quais Messi.
O avião que transportava a seleção argentina aterrou por volta das 18h20 locais (22h30 em Lisboa) no aeroporto de Ezeiza, a 32 quilómetros de Buenos Aires. Os jogadores desceram por um tapete vermelho estendido ao pé do avião, ao som de uma banda, de acordo com imagens transmitidas pela Aerolíneas Argentinas.
O capitão Lionel Messi, segundo essas imagens, não se encontrava entre os jogadores presentes. Na madrugada de domingo, a Associação de Futebol Argentino (AFA) comunicou que "alguns jogadores do plantel partirão diretamente dos Estados Unidos para diferentes destinos, para regressarem aos seus clubes ou iniciarem o seu período de descanso".
A AFA não especificou quais os jogadores que regressavam à Argentina, mas, de acordo com vários meios de comunicação, nem o capitão Messi nem o médio Rodrigo de Paul, companheiros de clube no Inter Miami, deveriam regressar na segunda-feira, seguindo diretamente de Nova Iorque para a Florida.
Sem contacto direto com o público no aeroporto, a equipa e a comissão técnica embarcaram em dois autocarros ao cair da noite, rumo a um centro da AFA, a quatro quilómetros de distância. Ao longo do trajeto, que decorreu a passo lento, grupos de adeptos saudavam e agitavam bandeiras à beira da estrada.
Na complexo da AFA, mais de uma hora antes da chegada do avião, sob uma chuva fria, milhares de pessoas entoavam canções, slogans e o hino nacional, ao som de fogos de artifício e vuvuzelas, num mar de bandeiras e camisolas azuis e brancas, em amplos canteiros entre um nó rodoviário e a AFA.
"Nós, os argentinos, fazemos a festa na mesma", explicou à agência France-Presse (AFP) Marga Ledezma, de 36 anos.
"O que nos leva a estar aqui, apesar do resultado, são os valores desta seleção, o respeito que eles têm e a paixão", emocionava-se Cintia Flores, de 46 anos.
Na primeira declaração no dia seguinte à final, em que os Argentinos perderam para Espanha, Messi revelou, na segunda-feira, na rede social Instagram, que "a dor é muito intensa" e que a "ferida vai demorar a sarar".
"Hoje é difícil valorizar devidamente o que alcançámos, mas esta equipa chegou a duas finais consecutivas do Mundial", escreveu a estrela de 39 anos, que felicitou Espanha pelo título.
Nem a AFA, nem as autoridades argentinas se pronunciaram sobre uma eventual celebração oficial para a equipa. Após a final, o Presidente do país, Javier Milei, anunciou que, um dia próximo, escolhido pelos jogadores e pela comissão técnica para homenagear o estatuto de vice-campeões, seria declarado feriado. Esse anúncio não se concretizou na segunda-feira.
Em Ezeiza, os autocarros dos jogadores, um deles de dois andares, abrandaram enquanto os jogadores acenavam à multidão. Ainda se ouviram cânticos, até que o autocarro entrou no recinto da AFA e a festa terminou.
Uma chegada ao anoitecer, quase discreta, que contrasta com a receção extraordinária que a equipa recebeu em 2022, quando conquistaram o título mundial.
Quatro a cinco milhões de pessoas, uma multidão sem precedentes na memória dos argentinos, aglomeraram-se então ao longo do percurso do autocarro de dois andares, cerca de 30 quilómetros. Este ficou paralisado pela maré humana ao fim de apenas alguns quilómetros, numa viagem que demorou quatro horas, e o desfile terminou com um helicóptero a sobrevoar a multidão no centro da cidade.
No domingo à noite, apesar da derrota, vários milhares de adeptos reuniram-se durante longas horas em torno do Obelisco, no coração da capital. Uma celebração barulhenta e festiva com ares de vitória, marcada pela gratidão para com Messi e a equipa. Uma cena que se repetiu em vários bairros da capital.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.