Munícipes de Alenquer indignados com abate de jacarandás
A Câmara Municipal de Alenquer acaba de cometer um verdadeiro atentado ambiental, ao mandar abater dezenas de árvores na Avenida 25 de Abril, na margem do rio Alenquer.
As ditas árvores eram jacarandás, que davam sombra a quem passava ou ficava junto ao rio e contribuíam para a oxigenação da vila.
Vítor Ribas, Alenquer
O facto de as raízes dos Jacarandás provocarem o desnivelamento dos passeios e serem causa de alguns acidentes, motivou a Câmara, por unanimidade, a autorizar a sua substituição por outra espécie, com raízes verticais. Àquele factor aliou-se a necessidade de fazer o enquadramento estético dos espaços para usufruto dos cidadãos. Dentro de um mês, vão ser plantadas cerca de 120 árvores novas (maioritariamente lódãos e com algum porte) ao longo do troço compreendido entre a ponte do Alão e a ponte de Santa Catarina. No âmbito das obras de requalificação, vamos criar uma faixa pedonal (passeio com calçada à portuguesa) e implantar namoradeiras (muretes com bancos) ligadas por um gradeamento junto ao rio. As obras devem estar concluídas em Maio/Junho.
Jorge Riso Vereador da Câmara Municipal de Alenquer
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt