Barra Cofina

Correio da Manhã

Eu Repórter CM

Acesso ao Almada Fórum através da ciclovia suscita receios

Quem queira deslocar-se a pé da Rotunda do Centro Sul ao Almada Fórum tem de caminhar por uma ciclovia até encontrar um passeio que a ela se liga.
24 de Julho de 2006 às 00:00
Acesso ao Almada Fórum através da ciclovia suscita receios
Acesso ao Almada Fórum através da ciclovia suscita receios
Ao contrário, obviamente, inverte-se o percurso. Não existe alternativa. Esta situação para além de caricata é perigosa, porque na ciclovia, com uma largura de pouco mais de 1,70 m, cruzam-se ciclistas, praticantes de jogging e transeuntes.
Gabriel Ferreira, Almada
Resposta:
A sinalização indica claramente ser uma via para circulação de bicicletas e não uma via mista (peões/ciclistas). Nesse sentido, o ponto de chegada ao Almada Fórum é uma zona de estacionamento com parqueamento para bicicletas e não um passeio ou uma entrada para peões.
O acesso pedonal ao Almada Fórum pode ser feito pelo lado sul do Parque da Paz, através de uma via rodoviária bordejada por passeios. Desde que foi implantada, esta ciclovia tem, todavia, sido apropriada por outro tipo de utilizadores e usos, mas não há conhecimento até à data de problemas ou conflitos desta múltipla utilização.
É entendimento da autarquia que peões e bicicletas podem coexistir pacificamente numa determinada via. Assim, existindo uma alternativa pedonal para aceder ao Almada Fórum, a autarquia sugere a sua utilização preferencialmente à ciclovia.
Gabinete de Comunicação da Câmara de Almada
Ver comentários