Barra Cofina

Correio da Manhã

Eu Repórter CM
5

Antigo cine-teatro da Guarda está votado ao abandono

Na cidade da Guarda existe um edifício, conhecido como o antigo cine-teatro. Há mais de uma década, um incêndio destruiu-o completamente.
2 de Fevereiro de 2005 às 00:00
Desde então tem sido deixado ao abandono pelas autoridades competentes desta cidade. Já nos habituámos a ver este edifício a degradar-se de ano para ano. Agora, está em vias de ser comprado por empresários da comunidade chinesa. Este edifício fez parte da vida social da Guarda. Poder-se-ia ter efectuado uma obra que fosse mais virada para a população e não mais um estabelecimento comercial.
RESPOSTA
Em 1996, encetámos negociações com o proprietário para adquirir o imóvel. Em 1997, o proprietário disse que queria o dobro do dinheiro (um milhão de contos, em vez dos 500 mil acordados); recusámos. A Câmara encetou então o processo de construção de um novo cine-teatro, que já foi inaugurado. Quanto ao antigo edifício, o proprietário apresentou um projecto de reabilitação e está salvaguardada a manutenção da fachada. Caso haja alterações ao projecto, embargamos a obra. A autarquia não descurou o imóvel; tanto assim é que tapámos algumas aberturas por forma a evitar que se transformasse em caixote do lixo.
Maria do Carmo Borges - Presidente da Câmara Municipal da Guarda
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)