Barra Cofina

Correio da Manhã

Eu Repórter CM
9

"Apostar mum ensino de qualidade"

Elisabete Jacinto falou ao CM sobre o aumento da escolaridade obrigatória, as emdidas anti-crise e o endividamento.
25 de Abril de 2009 às 00:30
'Apostar mum ensino de qualidade'
'Apostar mum ensino de qualidade'

Educação. Alargar escolaridade obrigatória é medida positiva?

Alargar por alargar não faz sentido. O que é importante é garantir que os alunos ganhem as competências inerentes ao grau de ensino que frequentam. A principal medida deve ser apostar num ensino de qualidade, sela ele obrigatório até ao 9º ano, como agora acontece, ou até ao 12º ano. Mas, infelizmente, a qualidade tem vindo a degradar-se. E é muito importante apostar no ensino profissional.

Crise. Medidas do Governo pecam por tardias?

Não sei se estamos na direcção certa... Dá a ideia de que estamos um pouco à deriva. Há tantos anos que se fala na crise e não se vê um projecto capaz de levar este País para a frente. Acho que não estamos a ser conduzidos da melhor forma. Nós, portugueses, temos aptidões, não somos menos do que os outros, mas não se encontra uma solução.

Dívidas. Bancos têm culpa no aumento do incumprimento?

Viveuse uma época em que as pessoas tinham acesso fácil ao crédito. Não há ninguém que não queira viver melhor, e o recurso ao crédito ajudou muita gente. Mas devemos fazer as nossas contas e saber se estamos em condições de pagar. É uma situação desagradável para quem deve e para quem empresta...

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)