Barra Cofina

Correio da Manhã

Eu Repórter CM
3

BANDEIRA

Hoje vou falar de tácticas. Quase todas as equipas, 14 em 16, usam a táctica rectilínea. Podem variar no colorido mas são sempre monótonas.
9 de Junho de 2004 às 00:00
Espanha, Rússia, França, Bulgária, Itália, Letónia, Alemanha, República Checa e Holanda atacam sempre em bandas (para cima ou de lado). Algumas das equipas rectilíneas usam os cruzamentos (efeitos em cruz): a Grécia, a Inglaterra, a Suécia, a Dinamarca e a Suíça. Esta última de forma pouco inteligente: o cruzamento é só no meio do terreno, sem saída. Há, depois, a Croácia que usa um escudo (no futebol já havia o libero e o trinco, ela é o escudo), aos quadradinhos boavisteiros, mas em vermelho e branco. Como imaginação, é tudo.
Enfim, Portugal. Esse, sim, com uma táctica de bandeira (era disso que eu falava), absolutamente admirável. E única: onde os outros atacam em ângulos rectos, Portugal centra com a esfera armilar. A esfera armilar? Sim, o globo, a bola, o mundo redondinho. O campeonato é só europeu mas, ambiciosos, nós vamos para ele com o mundo ao peito. Qual é a dúvida? Somos os maiores. Eles com bandeirolas de cantos. Nós com bandeira.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)