Barra Cofina

Correio da Manhã

Eu Repórter CM
7

Centro de Saúde de S. João do Estoril está pronto mas continua fechado

Em Portugal, o acesso à Saúde deixa muito a desejar, quer por falta de médicos ou de centros. Um pouco por todo o lado são muitas as queixas. No caso do Concelho de Cascais, mais precisamente em S. João do Estoril, o problema não é a falta de Centro de Saúde. Existe um, novinho em folha, mas que permanece de portas fechadas, privando assim milhares de utentes dos necessários cuidados de saúde.
12 de Dezembro de 2006 às 00:00
A obra, há muito esperada pela população, está feita. Mas, enquanto não estiver ao serviço, é como se não existisse. Até quando vamos ter de esperar para que este centro seja um verdadeiro Centro de Saúde?
António Carvalho, Estoril
RESPOSTA
Neste momento está a ser verificada a lista de equipamento. Prevê-se a abertura durante o primeiro trimestre de 2007. No Centro de Saúde de S. João do Estoril será constituída uma Unidade de Saúde Familiar (USF) que irá integrar o Centro de Diagnóstico Pneumológico (CDP) e ainda a actual Extensão do Estoril.
Irá prestar cuidados de saúde primários e do foro pneumológico. Relativamente ao corpo clínico, a USF vai contar com dez médicos, a Extensão de S. João do Estoril com 16 e o CDP com dois, isto para além dos enfermeiros, técnicos, administrativos e auxiliares.
Manuela Peleteiro, Coordenadora da Sub-Região de Saúde de Lisboa
Ver comentários