Barra Cofina

Correio da Manhã

Eu Repórter CM
3

Classe dos médicos é verdadeiro cartel

O comediante falou ao 'CM' sobre segurança, saúde e emigrantes.
22 de Dezembro de 2007 às 00:00
1. Segurança. Polícia deve ter mais intervenção para controlar negócios da noite?
A polícia devia ser mais eficiente. Não nesta ou naquela operação, mas no seu comportamento global. Devia ser mais actuante, estar mais perto do cidadão, mesmo em situações que não tenham a ver com autoridade. A formação dos agentes é muito importante. O polícia que persegue e prende o infractor tem de ser o mesmo que ajuda a velhinha que escorregou e caiu.
2. Saúde. Médicos dos hospitais públicos devem ser remunerados em função da produtividade?
A classe dos médicos é um verdadeiro cartel. Enquanto o acesso à medicina não for mais aberto e o número de médicos não aumentar, os que há vão continuar a defender o clã. Entendo que a medicina não pode ser exercida contra-relógio. Há que conhecer o doente o melhor possível. Mas se um médico não trabalha: rua. Não é o que acontece com outros trabalhadores?
3. Emigrantes. Portugal deve deportar de imediato os clandestinos que chegaram ao Algarve?
De uma vez por todas Portugal tem de assumir que é um país de emigrantes. São seres humanos que procuram apenas uma vida melhor. Sujeitam-se a fazer trabalhos que mais ninguém aceita – às vezes com formação muito superior – e integram-se bem. Portugal deve ter uma política mais aberta.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)