Barra Cofina

Correio da Manhã

Eu Repórter CM
9

Evitar desperdícios

Recentemente, um secretário de Estado atribuiu a culpa do aumento do preço da electricidade aos consumidores. Caiu-lhe todo o mundo em cima. De tal forma, que o governante pediu desculpa, justificando a sua tirada anticonsumidores com um momento menos bom. E de um momento para o outro, um aumento de 15,7% baixou para 7,85%.
5 de Novembro de 2006 às 00:00
E baixaria ainda mais se, em vez de culpar os consumidores, o Estado se preocupasse em assegurar o bom funcionamento de quem fornece a electricidade. Ou seja, a EDP. E o bom funcionamento começa em algo tão simples que é evitar desperdícios de energia.
Vejamos um caso concreto, denunciado pelo nosso leitor Gabriel Ferreira. Num dos seus passeios de domingo deparou-se com a iluminação pública ligada em pleno dia (às 15h45) na Rua António Aleixo, no Feijó.
Agastado com este desperdício de energia, escreveu para oCM, dando conta da situação.E foi graças ao seu alerta que o problema foi resolvido.
Este leitor, que também é consumidor, seria, no primeiro entender do secretário de Estado, um dos “culpados” do aumento do preço da electricidade, pois durante anos pagou menos do que devia...
Caro governante, em vez de invocar défices tarifários preocupe-se é em combater o desperdício.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)