Barra Cofina

Correio da Manhã

Eu Repórter CM
5

Linha do Leste e Funcheira sem comboios

A partir de 1 de Janeiro, e segundo foi anunciado, a CP vai acabar com o serviço na Linha do Leste (entre Abrantes e Elvas) e a ligação entre Beja e Funcheira.
26 de Dezembro de 2011 às 01:00
Linha do Leste e Funcheira sem comboios
Linha do Leste e Funcheira sem comboios FOTO: direitos reservados

 É mais uma triste notícia para as gentes do Interior, que ficam privadas de comboio e sem saber como vão funcionar as alternativas de transporte em autocarro.

João Mendes

A RESPOSTA

Atendendo à conjuntura actual, à imperiosa necessidade de redução de custos e aos significativos prejuízos decorrentes dos serviços em causa, não estão reunidas as condições para continuar a assegurar o serviço ferroviário de passageiros. Na Linha de Leste, para custos operacionais que rondam os 1,78 milhões de euros/ano, a reduzida procura (média de 17 passageiros por comboio) resulta em proveitos de apenas 147 mil euros/ano. No caso da ligação Beja-Funcheira, com custos operacionais na ordem dos 605 mil euros/ano, a reduzida procura (em média de 4 passageiros por comboio) resulta em proveitos de apenas 16 mil euros/ano. O recurso a operadores rodoviários locais será a solução mais adequada para assegurar a mobilidade das populações.

CP – Comboios de Portugal

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)