Barra Cofina

Correio da Manhã

Eu Repórter CM

“Quem aponta arma tem de ser punido”

Fernando Tordo falou ao 'Correio da Manhã' sobre Segurança, Futebol e Justiça.
4 de Outubro de 2008 às 00:30
“Quem aponta arma tem de ser punido”
“Quem aponta arma tem de ser punido” FOTO: direitos reservados

1- SEGURANÇA. Alteração à Lei das Armas vai reduzir criminalidade?

- A criminalidade é umla questão de escola, de educação. Não se é criminoso só por se ter uma arma e até há criminosos que nem arma têm. Acredito no legislador. Tenho confiança no seu trabalho. Mas quem aponta uma arma a uma pessoa, às vezes durante horas, tem de ser punido. E severamente. Mas o crime resolve-se na sociedade, em casa, na escola, no trabalho, na rua.

2- FUTEBOL. Equipas portuguesas em prova podem ir longe?

- Benfica e Braga, com equipas onde se nota a mão dos treinadores e com excelentes jogadores, podem ir longe na UEFA. O Porto continua a ser a melhor equipa portuguesa, mas já não é o que era ao nível internacional. E o Sporting vai sair prejudicado da perseguição que estão a fazer ao Paulo Bento.

3- JUSTIÇA. Tribunal fez bem em validar escutas do ‘Apito Dourado’?

- Se, insisto, se as escutas são verdadeiras, os responsáveis por aquelas palavras e atitudes têm de ser punidos. Não vejo razão para que um juiz não actue em conformidade. Quando se pede para que um indivíduo ou parte da sociedade seja lesada, sem que nada tenha feito que o justifique, está a cometer-se um crime. Que deve ser punido.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)