Barra Cofina

Correio da Manhã

Eu Repórter CM
3

RIO PONSUL SUJO E PESTILENTO ATRAVESSA IDANHA-A-VELHA

O rio Ponsul é um rio relativamente pequeno, nasce em Penha-Garcia, alimenta a Barragem Marechal Carmona em Idanha-a-Nova e desagua no Tejo.
29 de Setembro de 2004 às 00:00
É um factor de desenvolvimento rural e turístico do concelho, tornando possível a irrigação da zona do Ladoeiro e arredores e também chamar ao concelho os amantes do turismo de natureza.
Estranho é que se gaste milhares de euros em obras e propaganda para depois encaminhar para o rio, bem no centro de Idanha-a-Velha, os esgotos sem qualquer tratamento, ficando a água pestilenta.
Os habitantes da aldeia regam as hortas com os seus próprios dejectos e os turistas que escolhem a Barragem Marechal Carmona como sua praia fluvial, banham-se neles.
João Alexandre (Lisboa)
RESPOSTA
Os esgotos não correm directamente para o rio, passam para uma fossa e aí são tratados. Pode, no entanto, registar-se algum foco de poluição. Mas isto tem a ver com o facto de o rio Ponsul ser um rio sem corrente. Contra isso, não podemos fazer nada, pois todos sabemos que água parada é água poluída.
Temos no entanto a intenção de instalar outra fossa e uma estação de bombagem. Gostaríamos de arrancar com este projecto já no próximo ano. Queremos resolver este problema o mais rapidamente possível.
Álvaro Rocha (Presidente da C.M. de Idanha-a-Nova)
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)