Barra Cofina

Correio da Manhã

Eu Repórter CM
4

"Vencer a crise com a ajuda de todos"

Marco Chagas falou ao CM sobre as verbas para as campanhas eleitorais, o apelo do Presidente da República para um entendimento entre os partidos e as quotas para imigrantes.
9 de Maio de 2009 às 00:30
'Vencer a crise com a ajuda de todos'
'Vencer a crise com a ajuda de todos'

Campanhas. É legítimo atribuir mais dinheiro aos partidos?

Atendendo ao momento que se vive e ao que se avizinha, soa uma bocado mal. O cidadão comum não aceita lá muito bem essa medida (mais 17,8 milhões de euros para campanhas eleitorais). Independentemente das razões, não me parece muito apropriado atribuir mais dinheiro. Não é uma medida que credibilize a classe política.

Política. Portugal precisa de um governo de unidade nacional?

Acho que sim. O Presidente da República tem incentivado certas medidas que merecem a concordândia de dirigentes políticos que se situam noutra área. Há que vencer a crise com a ajuda de todos. Todos não seremos demais para vencer a crise. Estamos a viver uma situação de excepção. Os partidos deviam colocar de lado as suas guerras e pensar mais no País.

Imigrantes. Governo deve limitar entrada de estrangeiros?

É uma medida complicada... Não nos podemos esquecer que fomos e ainda somos um país de emigrantes. Portugal tem responsabilidades relativamente aos países lusófonos. Em vez de fechar as portas devíamos, talvez, efectuar um controlo mais rigoroso.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)