Correio da Manhã

Compre com um simples gesto
17:44
  • Partilhe
Os dias estão cheios de rotinas, de ações repetitivas que fazemos de forma quase automática.

Os dias estão cheios de rotinas, de ações repetitivas que fazemos de forma quase automática. De vez em quando, surge uma nova tecnologia que acaba com um gesto habitual e introduz uma nova ação. 

Essas inovações geralmente são desenvolvidas para facilitar a vida do consumidor. Foi assim com a tecnologia contactless (sem contato, em inglês) nos cartões Visa de débito e de crédito. Aumenta a rapidez e a simplificação das compras no dia a dia, sem ter de entregar o seu cartão ao comerciante e sem a rotina de introduzir o PIN (código de 4 dígitos associado ao cartão bancário) em todos os pagamentos.

 

O que muda com este sistema de pagamento do processo tradicional? 

PUBLICIDADE

Se fizer compras iguais ou inferiores a 20 euros, e se o seu cartão tiver a tecnologia contactless, o pagamento pode ser efetuado sem necessidade de inserir o código de utilizador (PIN). Essa opção só é obrigatória para compras superiores a 20 euros.

Para processar esse pagamento, o lojista introduz o valor da compra e o cliente apenas tem de aproximar o seu cartão do visor do terminal de pagamento para realizar a transação.

 

Segurança habitual 

Para garantir a segurança do seu cartão contactless, existem mecanismos introduzidos pela Visa e pelo banco emissor. Uma vez atingido um determinado limite definido pelo banco de utilização da funcionalidade contactless sem introdução do PIN, o utilizador será solicitado a introduzir o seu código PIN , seja num terminal de pagamento de uma loja ou num caixa automático.

A solicitação pontual do PIN é um destes mecanismos de protecção do titular do cartão.

PUBLICIDADE

Em caso de perda ou roubo do cartão contactless, o titular beneficia de garantias de protecção junto do seu banco emissor como é de resto habitual nos cartões Visa.

 

Como identificar a tecnologia contactless?

PUBLICIDADE

 

Todos os cartões de pagamento com a tecnologia de leitura por aproximação possuem este símbolo

indicando que o cartão possui a funcionalidade de pagamento contactless.

Os cartões Visa contactless podem ser utilizados em Portugal e no estrangeiro sempre que existir um ponto de aceitação com esta tecnologia, identificado com o mesmo símbolo contactless. 

1. O seu cartão Contactless será ativado após a sua primeira transação com chip e PIN na rede Visa.

2.Transações Contactless até 20€ não requerem PIN

PUBLICIDADE

3. Quando as transações do seu cartão Contactless chegarem a um determinado valor acumulado definido pelo seu banco, terá que fazer uma transação chip e PIN antes de ser autorizada uma nova transação Contactless

4. Os cartões Contactless apenas podem efetuar transações Contactless em terminais com tecnologia Contactless; transações chip e PIN podem ser efetuadas em qualquer terminal.

5. Consulte os termos e condições do seu cartão junto do banco emissor.

Siga o CM no Facebook.

  • Partilhe
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE