Correio da Manhã

Prepare-se: Santa Claus is coming to town
00:00
  • Partilhe
Chegou a hora de dar asas à imaginação e entrar no espírito natalício!

O Natal está aí à porta e as decorações alusivas a esta época festiva já estão presentes em quase todo o lado. E na sua casa? Chegou a hora de dar asas à imaginação e entrar no espírito natalício!

Quando o assunto é decoração de Natal, nunca é cedo demais para se começar. O momento que esperava desde janeiro está aí... decorar a casa com luzes e figuras natalícias. Para esta época festiva, apresentamos algumas inspirações e ideias mágicas – pequenos toques decorativos especiais e simples que podem alterar o mood e encher de brilho qualquer casa.

Comecemos pelo ponto central das decorações para esta época festiva: a árvore de Natal. Tem duas opções de escolha: natural ou artificial. Este é o elemento mais importante! Se a escolha entre um pinheiro de Natal verdadeiro ou artificial não a convence, considere uma alternativa original pré-iluminada, moderna e minimalista, que encaixa perfeitamente numa casa com decoração de inspiração escandinava. Não é, certamente, a opção tradicional, mas é uma excelente adição à decoração festiva. Além do mais, passa à frente o pior processo: colocar as luzes na árvore de Natal. (No entanto, se as vai colocar, coloque-as antes de todos os enfeites e faça-o do topo para baixo!)

Agora, é hora de decorar. Escolher o esquema de cores é tão importante como a própria árvore. Não há uma forma certa ou errada para decorar uma árvore de Natal, mas existem algumas ideias que ajudam a tornar a tarefa um pouco mais fácil. Escolha um esquema de cores apenas, para uma decoração coesa e completa. E tenha em mente a decoração do local onde vai colocar a árvore de Natal!

Branco, cinzento, prateado, dourado, vermelho e verde são as cores que predominam nesta época natalícia. Para um ambiente clássico, tradicional e rústico, escolha o vermelho – a cor mais associada ao Natal. Ainda dentro da vibração original, as figuras decorativas retro estão de volta! Opte pelo branco, cinzento e metalizados para um estilo nórdico e moderno, com apontamentos geométricos. 

PUBLICIDADE

Mas lembre-se: a decoração de Natal não é só pinheiro e luzes. Não há nada como uma vela para criar o espírito festivo. Aromas de gengibre e cheiro do pinho de inverno fresco são o melhor para chamar o Natal à mente através de um simples sniff. Prepare-se para passar o tempo aconchegada no sofá à luz de uma chama deliciosa. Acompanhe com uma playlist dos U2, álbum The Joshua Tree, composta por músicas que se podem enquadrar nesta quadra natalícia, com clássicos como Where The Streets Have No Name, With Or Without Youou até mesmo One Tree Hill.   

As grinaldas e as coroas são uma das formas mais fáceis de trazer o espírito natalício e um dos itens mais importantes. Podem ser colocadas dentro ou fora de casa e, se preferir, ponha mãos à obra e faça-as você mesma! Para os mais religiosos, o presépio é outro elemento fundamental. Se as versões típicas clássicas são pesadas para a decoração da sua casa, procure um presépio de quatro figuras com um toque moderno. 

Crie um ambiente acolhedor e confortável – com mantas e almofadas – e não se esqueça de dar um toque natalício também à mesa da ceia de Natal. Coloque um candelabro e verdes no centro da mesa e opte por uma toalha branca e um serviço de loiça com toque dourado para um look clássico. Para uma mesa mais divertida, escolha uma toalha de mesa que se destaque e coloque elementos com desenho típico natalício. 

Para mais inspiração, dê um salto ao shopping de Natal da Cofina, onde vai encontrar uma vasta montra de produtos para decorar a casa e o jardim e preparar uma receção à época festiva em grande!

Siga o CM no Facebook.

  • Partilhe
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE