Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM

Ana Maria Amaro (1929-2015)

Professora foi presidente da Comissão Científica do Observatório da China.
14 de Maio de 2015 às 17:29
Ana Maria Amaro era professora catedrática
Ana Maria Amaro era professora catedrática FOTO: D.R.
A professora e investigadora Ana Maria Amaro, antiga presidente da Comissão Científica do Observatório da China e do Instituto de Sinologia, morreu esta terça-feira, em Lisboa.

A informação foi confirmada à agência Lusa pelo presidente do Observatório da China, Rui Lourido, e pelo editor da Livros do Oriente, Rogério Beltrão Coelho.

Professora catedrática jubilada, Ana Maria Amaro nasceu em 1929.

"A professora foi uma profunda conhecedora de Macau e da civilização chinesa, tendo-se distinguido no ensino dos Estudos Chineses. Deu-nos a honra de ser sócia honorária e presidente da Comissão Científica do Observatório da China. Foi igualmente presidente do Instituto de Sinologia, tendo organizado um conjunto de reuniões e fóruns científicos que tiveram um papel importante na divulgação do conhecimento sobre a China em Portugal", referiu o presidente do Observatório da China.

"Era uma pessoa por quem tínhamos grande admiração pelo espírito íntegro e caráter humano, e por deixar uma obra de grande valor para o conhecimento da cultura de Macau e da própria China e por ter apoiado o Observatório da China, desde o seu início, há dez anos", disse Rui Lourido, que enquanto presidente do Observatório da China e historiador trabalhou com Ana Maria Amaro "em vários momentos e em vários projetos".

Rogério Beltrão Coelho destacou o legado deixado por Ana Maria Amaro "sobretudo nas áreas da etnografia e antropologia".

"Deixa uma vastíssima obra publicada em artigos e livros, e em revistas culturais e científicas. É uma figura incontornável e uma fonte fundamental, que vai ter sempre de ser citada quando se trata de estudos sobre Macau", afirmou.

Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)