Morreu Filipa Vacondeus, a conhecida figura de programas televisivos de culinária e autora de vários livros de gastronomia.
Faleceu esta terça-feira aos 81 anos e estava internada desde o Natal no Hospital Pulido Valente. Filipa Vacondeus nasceu no dia 12 de maio de 1933.
Filipa Vacondeus, também conhecida como a "senhora dos restinhos" tinha as receitas económicas como imagem de marca e ficou também conhecida por ter servido de inspiração para uma personagem de Herman José que utilizava a famosa expressão "imensa paprika".
24Kitchen foi a última etapa no pequeno ecrã
Em 2013, regressou aos ecrãs no canal por subscrição 24Kitchen, numa parceria com a cozinheira Filipa Gomes no programa "Prato do Dia". Uma das últimas emissões foi dedicada ao Natal. Antes da televisão e do reconhecimento público, Filipa Vacondeus trabalhou como hospedeira de bordo e secretária de administração.
Os últimos programas televisivos que contaram com a presença da chef foram no 24Kitchen, onde protagonizou o programa ‘À Boleia da Filipa’, ao lado de Filipa Gomes. Em nota enviada aos meios de comunicação, Vera Pinto Pereira directora geral da FOX International Channels lamenta a morte de Filipa Vacondeus. "É com tristeza que recebemos [toda a equipa do 24Kitchen] esta notícia. A Filipa Vacondeus era já uma cara querida do canal e foi um grande privilégio poder trabalhar ao lado de uma senhora que marcou de forma tão emblemática a história da televisão e da gastronomia portuguesa. A sua alegria e profissionalismo vão deixar saudades."
O 24Kitchen vai transmitir esta terça-feira, a partir das 22h00, todos os 13 episódios do ‘À Boleia da Filipa’, o último programa da "senhora dos restinhos".
Editora lembra a "energia" e a "alegria" no trabalho
A editora Liliana Valpaços lembrou que Filipa Vacondeus entrou na televisão com mais de 30 anos, tendo encontrado na culinária uma forma de "'dar a volta' à vida e de se emancipar". "Chegou à televisão sem ter propriamente o sonho de ir parar à televisão ou de ter feito grandes planos. Conhecêmo-la uma mulher bastante adulta a explicar-nos como se faziam aquelas comidas tradicionais e dos aproveitamentos. Era a pessoa dos aproveitamentos, das receitas simples e baratas", adiantou Liliana Valpaços.
Liliana Valpaços lembra "uma pessoa fantástica", "com uma energia inesgotável", uma grande "vontade de fazer" e uma "alegria de trabalhar com as pessoas mais jovens", nas sessões fotográficas que a editora fazia para os livros. A editora remeteu para mais tarde informações sobre a hora e o local das cerimónias fúnebres.