Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM
4

Morreu o artista plástico Eduardo Nery

O artista plástico Eduardo Nery, que em 2012 foi condecorado pelo Presidente da República como Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique pela sua obra, faleceu este sábado em Lisboa, aos 74 anos, disse à Lusa uma amiga da família.
2 de Março de 2013 às 12:29
O pintor Eduardo Nery
O pintor Eduardo Nery FOTO: Eduardo Martins

Mónica Oliveira referiu que o artista tinha vários problemas de saúde e morreu este sábado de manhã devido a "causa súbita". Segundo apurou o CM, Eduardo Nery tinha sido visto pela última vez às 04h00 da madrugada deste sábado. E terá sido encontrado já morto pela sua mulher, em casa.

O velório vai decorrer no domingo na Igreja de Santa Isabel, em Lisboa, e o funeral está marcado para as 12h00 de segunda-feira.

Eduardo Nery é mais conhecido pela sua obra de pintura, tendo realizado dezenas de exposições em vários pontos do país e no estrangeiro, mas também desenvolveu trabalhos em outras áreas, como a fotografia ou a gravura.

Também o seu trabalho em azulejo ficou mais conhecido através da obra na estação do Campo Grande do Metropolitano de Lisboa.

Deu um importante contributo para a promoção da arte produzida por autores "fora dos circuitos culturais" e fazia parte direção da Associação Portuguesa de Arte Outsider.

Tapeçaria, pintura mural, colagem ou vitral foram outras áreas onde marcou presença e da extensa lista de exemplos de trabalhos apresentada no seu site na internet constam participações em exposições em diversos países de Espanha ou Alemanha ao Egito, Brasil ou EUA.

Eduardo Nery artista plástico morreu
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)