Mais Escola, Melhor Família

A Iniciativa

O CM e a CMTV, na sua missão fundamental de informar e prestar serviço público, mormente no que respeita às mais amplas e profundas dimensões da vida pública nacional, propõem-se desenvolver, ao longo do ano, um plano de ações com o fim de levar à esfera pública mais uma questão fundamental: conhecer a realidade da violência escolar no nosso país, comprometendo a família e a escola com uma cultura de paz, que empodere a cidadania.

A iniciativa ‘Mais escola, melhor família! Por uma cultura de paz, contra a violência’ vai envolver toda a comunidade escolar, de famílias a professores, passando por autarquias, estudantes, forças de segurança e Instituições Particulares de Solidariedade Social. Uma ação que visa dar particular atenção ao fenómeno do bullying nas escolas e ao divórcio crescente entre as famílias e a comunidade escolar.

Semanalmente, haverá uma página no seu Correio da Manhã com reportagens e reflexões sobre o tema, tal como no site do CM. Também a CMTV dará particular relevo ao assunto. Haverá ainda encontros de reflexão em capitais de distrito, e será lançado um livro com contribuições científicas sobre a temática em análise.

Paulo Sargento é, a convite da Direção do CM, o comissário da iniciativa.


Paulo Sargento

Paulo Sargento

Comissário da iniciativa

Licenciado em Psicologia Clínica e doutorado em Neuropsicologia Clínica (pela Universidade de Salamanca), é psicólogo e neuropsicólogo clínico e forense. É professor universitário (na Universidade Lusófona) desde 1991, instituição onde tem desempenhado várias funções, incluindo a de secretário pedagógico do curso de Psicologia, a de subdiretor do Departamento de Psicologia e a de coordenador geral da Faculdade de Psicologia. É, desde 2014, presidente da direção da APEX – Associação Portuguesa de Peritos Forenses. É comentador da CMTV e cronista do CM desde 2018.