Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais Sobre
7
Saber mais sobre Fernando Charrua
13:48 | 22/01
Estado tem de pagar 12 mil euros a Charrua

Estado tem de pagar 12 mil euros a Charrua

O Tribunal Central Administrativo (TCA) Norte confirmou que o Estado tem de indemnizar em 12 mil euros o professor Fernando Charrua e concluiu que na base do seu afastamento da DREN, em 2007, esteve uma punição de contornos políticos.
00:30 | 16/07
Charrua indemnizado em 12 mil euros

Charrua indemnizado em 12 mil euros

O Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto condenou o Estado a pagar uma indemnização de 12 mil euros por danos morais a Fernando Charrua, o antigo funcionário da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) que foi afastado, em 2007, pela directora Margarida Moreira, depois de ter feito piadas com a licenciatura de José Sócrates. No entanto, o tribunal não deu como provado que o afastamento se tenha devido aos alegados comentários jocosos.
00:30 | 04/11
Margarida Moreira deixa DREN

Margarida Moreira deixa DREN

Margarida Moreira já não é directora regional de Educação do Norte. A dirigente já tinha enviado uma carta às escolas da Região Norte, dando conta que já comunicara a decisão de abandonar o cargo à ministra da Educação. Para o seu lugar foi escolhido António Leite, até agora director-adjunto da DREN.
00:30 | 16/08
Fotocopia durante 30 horas

Fotocopia durante 30 horas

O caso do telemóvel da Escola Carolina Michaelis, no Porto, teve, finalmente, o seu último capítulo. A aluna de 15 anos que agrediu e insultou uma professora de Francês, que lhe tinha tirado o telemóvel, foi condenada a passar 30 horas a tirar fotocópias numa autarquia do Grande Porto.<br/><br/>
00:00 | 30/12

A voz da maioria

Percorrer de memória os acontecimentos marcantes de 2007 na sociedade portuguesa obriga a fazer uma paragem logo no princípio do ano. Num segundo referendo sobre a despenalização do aborto, a democracia voltou a falar. Para responder a uma pergunta admitida à custa da banalização dos direitos fundamentais (o direito da mulher a dispor do seu corpo). E de um crime nasceu um direito, esquecendo-se que num Estado de Direito o padrão de validade das normas reside na dignidade da pessoa humana. Não em qualquer expressão da maioria.
00:00 | 12/09
Castigo exemplar

Castigo exemplar

O ano escolar começou ontem. Longe vai o tempo em que as férias grandes corriam de Junho até ao Outubro.
00:00 | 11/09
Charrua pede 40 mil

Charrua pede 40 mil

Regresso às funções na Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), uma indemnização de 40 mil euros ou ambas. São estas a pretensões do professor Fernando Charrua que, em Agosto, colocou uma acção no Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto por danos morais. Em causa está a decisão da ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, que arquivou o processo instaurado pela DREN, na sequência de um alegado insulto ao primeiro-ministro.
00:00 | 09/08
Docentes querem anular o concurso

Docentes querem anular o concurso

A maior estrutura sindical de professores, a Federação Nacional de Professores (Fenprof), vai propor ao Ministério da Educação (ME) a anulação do concurso de professor titular. O parecer que o provedor de Justiça enviou à ministra da Educação na sexta-feira só veio dar mais força aos sindicatos, que se têm apoiado nas críticas de Nascimento Rodrigues para exigir alterações.
00:00 | 01/08
Ministra diz que não puniu Charrua

Ministra diz que não puniu Charrua

Quem vive no Porto sabe que esta expressão [filho da p...] é muito usual.” Foi desta forma que o deputado do PSD Pedro Duarte tentou explicar o enquadramento do termo utilizado por Fernando Charrua na frase que esteve na origem do processo disciplinar interposto pela Direcção Regional de Educação do Norte (DREN).
00:00 | 31/07
Ministra explica hoje caso Charrua

Ministra explica hoje caso Charrua

A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, é ouvida hoje pelos deputados da Comissão de Educação da Assembleia da República sobre a actuação da tutela no caso Charrua, nomeadamente o arquivamento do processo disciplinar ao professor que trabalhava na Direcção-Regional de Educação do Norte (DREN).
16:41 | 29/07
Directora de Educação não será demitida

Directora de Educação não será demitida

O presidente do PS/Porto, Renato Sampaio, afirmou este domingo que a directora regional de Educação do Norte não ficou fragilizada com o caso Charrua e revelou que não será demitida porque “está a fazer um bom trabalho”.
00:00 | 25/07
Ministra arquiva processo disciplinar contra Charrua

Ministra arquiva processo disciplinar contra Charrua

A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, quis pôr um ponto final no ‘caso Charrua’ ao mandar arquivar o processo que a Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) instaurou ao ex-deputado do PSD que alegadamente terá insultado o primeiro-ministro, mas a polémica adensa-se.
13:51 | 24/07

Charrua pede indemnização por danos causados

Fernando Charrua vai pedir em tribunal uma indemnização pelos danos causados pelo processo disciplinar que lhe foi movido pela DREN. A pretenção, anunciada pela advogada do professor, decorre do arquivamento, pela ministra da Educação, do processo disciplinar de que era alvo.
Ver + notícias
Mais notícias