Uma explosão causada por uma fuga de gás seguida de incêndio causou, ao início da noite deste sábado (por volta das 19h45), pelo menos onze feridos, um dos quais em estado grave, num prédio de cinco andares de Carnaxide, Oeiras, nos subúrbios de Lisboa.
Rosa Mota confessou ao CM o seu voto, melhor, os votos para ‘Os Grandes Portugueses’, da RTP 1: Aristides de Sousa Mendes, entre os mortos, e Mário Soares, no núcleo dos vivos. Mas a antiga campeã olímpica revela-nos outra curiosidade para explicar a admiração que nutre pelo diplomata: gostava de recuperar a casa de Cabanas de Viriato.
Bocage morreu faz amanhã 200 anos mas, apesar de um ano inteiro a celebrar-lhe a importância, ainda não foi desta que aconteceu a reabertura da sua casa-museu, sita na sua cidade, Setúbal.
O lirismo satírico e erótico de Bocage, nomeadamente de circulação clandestina, é o tema principal de uma exposição documental a ser inaugurada hoje, na Biblioteca Nacional (BN), em Lisboa, no âmbito do bicentenário da morte de Manuel Maria Barbosa du Bocage (1765-1805).