Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais Sobre
6
Saber mais sobre O Melro
00:30 | 02/10
 Ricos e melros

Ricos e melros

Alguns ricos, desleixados, caem que nem tordos. Mas não consta que caiam que nem melros.
15:00 | 15/09
Páginas de doutrina e crítica literária

Páginas de doutrina e crítica literária

Um matéria de leitura, os Homem sempre desconfiaram das virtudes literárias da poesia. Excepção feita, como já informei os leitores, ao meu avô paterno, administrador de quintas do Douro e confidente de Guerra Junqueiro em Barca d’Alva
15:00 | 08/09
Um poeta de Monção e a invasão espanhola

Um poeta de Monção e a invasão espanhola

No encerramento das contas do mês de Agosto, a minha sobrinha Maria Luísa deu largas ao que, às escondidas, chamou os seus “verdadeiros sentimentos anti-espanhóis”.
18:03 | 12/04
Os grandes lilases de Ponte de Lima

Os grandes lilases de Ponte de Lima

O velho Doutor Homem, meu pai, não tinha receio do mês de Abril, embora citasse o poeta de ‘The Waste Land’ nos primeiros versos do famoso poema: "Abril é o mês mais cruel, gerando lilases da terra morta…"
01:00 | 30/06
O Melro e o Periquito

O Melro e o Periquito

Gostei de ver a Itália vergar a Alemanha nas meias-finais do Euro. Foi um dia em cheio, na medida em que, coincidentemente, os italianos bateram também o pé a Merkel, na cimeira europeia, num posicionamento em que Mario Monti deu boleia a Mariano Rajoy.
16:37 | 09/08
Revogada portaria que autoriza caçar ao melro

Revogada portaria que autoriza caçar ao melro

O secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo, anunciou esta terça-feira que retirou o melro da lista de espécies cinegéticas, revogando a portaria que permitia caçar esta ave.
00:00 | 05/12
Um segredo perdido: A contemplação

Um segredo perdido: A contemplação

“Numa mala de porão que antigamente serviu para viagens a bordo do paquete ‘Niassa’ (...) está recolhida essa valiosa correspondência comercial”
00:00 | 15/03
A história de uma traição

A história de uma traição

O meu avô, que viveu como administrador de quintas do Douro, recolhendo deves e haveres relacionados com vindimas, azeite, amêndoa, pomares e hortas cultivadas à beira do rio. Ele conheceu de perto as consequências da filoxera, uma velharia nos nossos anais de agronomia, e o termo passou para os dicionários de família, geralmente muito conservadora no léxico. 'Deu-lhe a filoxera' foi uma expressão muito posterior, rescendendo à tragédia que levou o meu avô a ficar impressionado com a energia de D. Antónia Ferreira, a Ferreirinha.
00:00 | 05/05

CAÇADORES EM PÉ DE GUERRA

A Federação Portuguesa de Caça (Fencaça) promove domingo, em Santarém, o XII Encontro Nacional de Caçadores, esperando reunir 20.000 caçadores de todo o País para contestar a intervenção do Instituto de Conservação da Natureza (ICN) na área cinegética.
Mais notícias