Bacalhau em 20 países
Riberalves processa 10% do bacalhau pescado em todo o mundo.
A Riberalves é a maior empresa mundial de transformação de bacalhau. A empresa processa por ano mais de 100 mil toneladas de peixe. Uma quantidade que equivale a 10% do bacalhau pescado em todo o mundo.
A empresa começou a exportar na década de 90 e hoje vende para mais de 20 países. Os principais mercados são o Brasil, Angola e França. A marca Riberalves é líder nacional e tem uma posição dominante nos mercados brasileiro e angolano. Ao longo dos 30 anos de existência, a Riberalves desenvolveu um ‘know-how’ próprio na transformação de bacalhau. A tecnologia investida na fábrica da Moita é a mais evoluída do mundo no setor. Algumas máquinas foram desenvolvidas exclusivamente para a Riberalves. A capacidade de produção de bacalhau congelado aumentou em 60%, conferindo um poder de resposta único no Mundo.
Hoje o bacalhau congelado pronto a cozinhar já representa mais de metade das vendas. A facilidade em exportar bacalhau congelado comparado com o bacalhau seco foi uma das razões que motivou o investimento. O peixe tornou-se mais acessível a toda a gente, porque desobriga o consumidor a demolhar o bacalhau. O produto final sai da Riberalves pronto a cozinhar, mas adaptado à gastronomia de cada país.
Por exemplo, o mercado brasileiro não consome bacalhau de asa preta, assim como prefere o bacalhau com um teor de sal mais elevado. Já Inglaterra gosta do bacalhau menos salgado, enquanto Portugal e Angola consomem o nível médio de sal.
Além da demolha também a secagem do bacalhau varia. Por exemplo, Angola e a República do Congo exigem produtos bastante mais secos. Contudo, independentemente das adaptações, o bacalhau é cada vez mais procurado no Mundo. O facto de ser um peixe selvagem e saudável torna-o muito atrativo. Uma oportunidade de crescimento das exportações que a Riberalves vai aproveitar.
Sem pele nem espinhasPara responder à crescente procura mundial de bacalhau a Riberalves está a desenvolver um produto de cura tradicional portuguesa sem pele e sem espinhas.
Numa primeira abordagem, o bacalhau destina-se aos mercados norte-americano e mexicano, contudo, há vários povos no Mundo que valorizam o peixe sem espinhas.
Um desafio complexo, mas que a empresa considera possível. Uma aposta na inovação que combina a estratégia de consolidação das vendas no mercado externo com a conquista de novos clientes.
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