Adalberto Estampados exporta para 40 países
Produz por ano mais de 10 mil km de tecidos de moda e do lar.
A Adalberto Estampados é líder europeia na arte de estampar. A empresa vende, por ano, cerca de 10 mil quilómetros de tecidos nos 5 continentes. A quantidade de tecido produzida num mês é superior à distância entre Valença e Vila Real de Santo António. O mercado português não tem dimensão para absorver a capacidade produtiva. A maioria das vendas realiza-se no mercado europeu. Os principais mercados são Espanha, França, Inglaterra e Alemanha.
Os produtos destinam-se a dois segmentos: moda e vestuário e têxteis lar. A principal atividade da empresa está na fase final da cadeia de valor da indústria têxtil. A Adalberto Estampados acrescenta estampados, cor, toque e suavidade aos tecidos. Mais de 90% das matérias-primas são fibras naturais, sendo a principal o algodão, mas também trabalham com linho, seda, lã e fibras sintéticas, como poliéster e poliamida, para artigos de banho e desporto.
O design têxtil é o fator crítico de sucesso. Cerca de 70% dos estampados são criados em parceria com os clientes e a restante fatia resulta de criação própria. A empresa conta com uma equipa de 15 criativos que trabalham mais de 800 matérias-primas diferentes e mais de 5 mil desenhos por ano. O nível de exigência da capacidade criativa é muito superior ao da maioria das indústrias.
A criação deixou de ter limites com o recente investimento na máquina de estamparia digital mais avançada do Mundo. Ao contrário da tecnologia convencional, o número de cores é ilimitado, a qualidade de resolução dos desenhos duplicou e a velocidade de impressão é 10 vezes superior à convencional.
Uma aposta na inovação reconhecida por grandes marcas internacionais, como a Prada, Max Mara, Alexander McQueen e Massimo Dutti, na moda e vestuário, e Tory Burch e Pili Carrera, na área de têxteis lar. No mercado ibérico, a empresa vende a marca própria Gamanatura de têxteis lar produzidos com fibras naturais 100% algodão.
Nos próximos anos, o objetivo é vender os produtos Gamanatura no resto do Mundo. A Adalberto Estampados exporta 90% das vendas para 40 países.
Crescer a dois dígitos ao ano Até 2020, o objetivo é aumentar as vendas em 30% mantendo a aposta em estampados inovadores. A Adalberto pretende crescer mais de 10% ao ano, aumentando as exportações nos países onde já está presente.
A internacionalização da marca Gamanatura em novos países do mercado europeu e no resto do Mundo faz parte da estratégia de crescimento. A Adalberto quer atingir um desempenho superior ao do setor têxtil no global. Nos últimos dois anos as exportações do setor têxtil português cresceram, em média, 5% por ano.
BI
Nome e fundação
Adalberto Estampados, 1970
Produto
Tecidos e malhas
Localização
Santo Tirso
Vendas (2016)
26 milhões de euros
N.º de trabalhadores 350
Exportação
90% das vendas
Principais mercados
Os principais mercados para onde a Adalberto Estampados exporta são: Espanha, França e Alemanha
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt