Mercado espanhol é o mais relevante com vendas de 70 milhões de euros.
A Bial é o maior grupo farmacêutico português. Fundada em 1924, a Bial investiga e desenvolve soluções terapêuticas. A expansão internacional e a inovação são os eixos estratégicos do grupo. A partir da unidade produtiva em Portugal e 9 filiais no resto do Mundo, a Bial vende medicamentos em 55 países.
O processo de internacionalização iniciou-se na década de 90. A presença física no exterior começou pela compra de uma empresa em Espanha, a atual filial da Bial em Madrid. Hoje o mercado espanhol é o mais relevante com vendas de 70 milhões de euros em 2016. As restantes filiais europeias incluem Alemanha, Reino Unido, Itália e Suíça, três filiais em África e uma na América Latina. Os medicamentos de inovação própria são a fonte de crescimento das vendas internacionais, nomeadamente o ‘Zebinix’, medicamento para a epilepsia, e o ‘Ongentys’, medicamento para a doença de Parkinson. O antiepilético, lançado em 2009, foi o primeiro medicamento de raiz portuguesa. Hoje é vendido em 23 países. O antiparkinsoniano foi lançado em 2016 na Alemanha e em Inglaterra e vai chegar a outros países europeus, incluindo Portugal. O ‘Zebinix’ tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida de muitos doentes com epilepsia em vários países do Mundo.
Estes resultados positivos compensam o tempo médio, entre 10 e 15 anos, que demora a desenvolver e a comercializar um medicamento. A entrada nos mercados implica passar por processos de aprovação muito exigentes nos quais as autoridades regulamentares locais avaliam o valor terapêutico e os possíveis efeitos secundários. Alguns países mais exigentes, como o Japão e a China, solicitam ensaios clínicos nos seus cidadãos. Pelo contrário, outros países menos desenvolvidos onde é possível encontrar medicamentos à venda sem registo em locais inapropriados e sem receita médica implicam um maior controlo da Bial. Dificuldades que a Bial tem superado com sucesso, representando as vendas internacionais mais de 60% da faturação total.
Discurso direto - António Portela, presidente executivo: "Conceber fármacos globais"
CM – Qual é o foco da investigação?
António Portela – A Bial investe, por ano, 20 por cento das vendas em investigação e desenvolvimento, sendo as áreas de enfoque a neurociência e a cardiovascular. O objetivo da Bial é conceber medicamentos globais que possam ser consumidos por ambos os géneros, todas as raças e várias faixas etárias.
– Quais são, concretamente, os riscos de desenvolver um medicamento?
– O risco de desenvolver um medicamento é enorme porque a maior parte das moléculas nunca chega ao mercado, morre pelo caminho, assim como muitas das moléculas que chegam ao mercado não chegam a pagar o investimento que foi realizado.
- Qual a aposta internacional da Bial no médio prazo?
– Uma das grandes apostas internacionais, no médio prazo, é aumentar as vendas nos mercados norte-americano e japonês.
Futuro: Modernizar área industrial - Desenvolver novo fármaco
A equipa de investigação da Bial está a investir num novo medicamento para o tratamento da hipertensão arterial pulmonar. Este poderá ser o terceiro medicamento da Bial após o desenvolvimento e comercialização do antiepilético ‘Zebinix’ e o antiparkinsoniano ‘Ongentys’. No curto e médio prazo a Bial pretende consolidar as vendas destes medicamentos na Europa, EUA e Japão e comercializar o ‘Ongentys’ em novos mercados. Assim como investir 12 milhões de euros, até 2019, para modernizar e expandir a área industrial.
B.I.
Nome e fundação Bial, 1924
Produto Medicamentos
Localização Trofa
Vendas (2016) 233 milhões de euros
N.º de trabalhadores Mais de 900
Exportação Mais de 60%
Principais mercados Entre os principais mercados estão a Espanha e os Estados Unidos da América
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