page view

Ach brito vende para 50 países

Portefólio de padrões é tão vasto que obriga a recorrer ao arquivo.

19 de março de 2017 às 15:00

O grupo Ach Brito exporta fragrâncias e produtos de beleza para mais de 50 países. As três marcas centenárias, ‘Ach Brito’ (1918), ‘Confiança’ (1894) e ‘Claus Porto’ (1887), combinam inovação com receitas tradicionais. Os sabonetes de todas as cores, as águas de colónia e as velas perfumadas são alguns dos produtos das várias marcas.

Na Europa e América, os mercados principais são os Estados Unidos e o Reino Unido e, na Ásia, a China e a Coreia do Sul. A aposta na exportação inclui as 3 marcas. Cada marca tem o seu posicionamento. A marca ‘Ach Brito’ destina-se ao grande consumo, a ‘Confiança’ ao segmento médio-alto e a ‘Claus Porto’ é a marca mais exclusiva. A marca que mais exporta é a ‘Claus Porto’, nomeadamente a coleção ‘Musgo Real’ e a coleção ‘Deco’, contudo as exportações da ‘Ach Brito’ e ‘Confiança’ têm vindo a crescer nos últimos anos.

As coleções das várias marcas destinam-se a todos os mercados mas há padrões e tamanhos mais apreciados por alguns países. Os motivos florais são mais valorizados pelos mercados asiáticos e os sabonetes de 350 gramas são um caso de sucesso nos EUA. O sabonete é um dos produtos-estrela do grupo.

As diferentes coleções incluem mais de 500 referências, das quais cerca de 80% são embaladas à mão. A exclusividade do produto e a seleção de materiais delicados implicam manter o embalamento manual. Assim como a diversidade de cores e o design das embalagens fazem parte da imagem exclusiva das várias marcas.

O portefólio de padrões é tão vasto que as equipas recorrem ao arquivo histórico com mais de centenas de desenhos para inovar e lançar novos produtos. Um exemplo foi a reedição no Natal de 2016 de um rótulo antigo da linha ‘Patti’, que rapidamente esgotou no mercado nacional e internacional.

Esta estratégia de renovação das coleções com novas fórmulas conquistou clientes de referência em todo o mundo, como a ‘Bergdorf and Goodman’ nos EUA, o ‘Le Bon Marché’ em França, o ‘Harrods’ no Reino Unido e o ‘1010 Apothecary’ na China.

"Oprah winfrey deu visibilidade" 

"Oprah winfrey deu visibilidade" 

CM – Qual a prioridade?

Aquiles Brito –Aumentar as vendas internacionais da ‘Claus Porto’ e reforçar as exportações das marcas ‘Confiança’ e ‘Ach Brito’, conquistando novos mercados e consolidando as vendas onde já estão presentes.

– Qual o fator de sucesso?

– Com um século de tradição, o grupo faz questão de preservar a origem dos produtos. Sempre entramos no mercado externo com os nomes portugueses dos nossos produtos como ‘Rosalface’, ‘Alfazema do Monte’ ou ‘Veleiro’. Os clientes apreciam esta autenticidade.

- Qual o impacto da referência de Oprah Winfrey?

– Foi massivo, o grupo recebeu inúmeras encomendas, trouxe visibilidade mundial e permitiu chegar aos quatros cantos do mundo.

- Que objetivo para o futuro?

– Como representante da quarta geração da família Aquiles Brito, gostaria que o grupo continuasse a atravessar gerações e que as marcas estivessem completamente globalizadas.

Aumentar exportações ‘Confiança’

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8