Prosa: Mar de espinhos

A vida não é, nunca foi, nem nunca será um "mar de rosas".

03 de novembro de 2015 às 17:00
geração arte, prosa
Partilhar

A vida não é, nunca foi, nem nunca será um "mar de rosas". Diria antes, que há dias em que no horizonte, o que vemos é um "mar de espinhos". É claro que podemos cortá-los; contudo, por vezes, eles são tão fortes que isso se torna difícil.

Sempre fui ensinada e incentivada a não desistir das coisas que quero, mas não falo de uma peça de roupa que ando a namorar há uns dias, não. Refiro-me a causas pelas quais vale a pena lutar: as minhas convicções, os meus objectivos de vida, as minhas crenç…Não se pode crer em causas perdidas; nunca é tarde demais para tentar e ter esperança. Como se costuma dizer, "a esperançéúltima a morrer" e, desde que se acredite em algo, tornamo-nos lutadores incansáveis.

Pub

Considero pois que mesmo que pareça que "rememos contra a maré" não existem impossíveis pois até as marés mudam…A mudança interior de um Ser Humano poderá ser um processo espinhoso porque somos e tornamos tudo muito mais complicado; a nossa individualidade psicológica dificulta a aceitação das diferenças dos outros impedindo-nos muitas vezes, de "remarmos todos para o mesmo lado".

De que vale pelejar por alguém, quando essa pessoa nos impede de destruir os altos muros de pedra que ergueu de forma a esconder dos outros o tesouro que é o seu coração?

Alguém tem de ceder? Não, não pode ser esse o caminho! A solução passa pela persistência em encontrar pontos convergentes que facilitem o diálogo, o entendimento. Terá que haver cedências de ambas as partes? Sim, talvez. Se, a cada cedência se marcar um alicerce para uma ponte de diálogo o encontro acontecerá! O mais difícil está feito!

Pub

Deixar-nos "levar pela maré", o mesmo será dizer, pelo coração, poderá ser surpreendente se soltarmos amarras que nos prendem e nos impedem de ir à luta.

Dito isto, penso que lutar é, em si mesmo, uma causa; todos os dias temos algo que nos impele a lutar; será necessário vontade, oportunidade, esperança, persistência e confiança.

Seremos mais felizes se perdermos a lutar do que se desistirmos da luta!

Pub

Texto enviado pela participante Nicole Félix, 19 anos, de Braga.

----------------------------- 

Acompanha o Geração Arte na CMTV 

Pub

Não percas o Geração Arte no programa Falar Global, da CMTV, aos sábados às 11h30 e às 15h30. 

-----------------------------

Votação fechada. Vê os resultados na fanzine publicada com o Correio da Manhã de dia 26 de novembro. Entretanto, recordamos que o concurso é mensal e contamos com os teus trabalhos (vê aqui o 

Pub

Votação fechada. Vê os resultados na fanzine publicada com o Correio da Manhã de dia 26 de novembro. Entretanto, recordamos que o concurso é mensal e contamos com os teus trabalhos (vê aqui o regulamento).

Prosa: Mar de espinhos

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Prosa: Mar de espinhos

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar