Geração Arte: “Esta vitória motiva-nos”
O primeiro lugar na categoria de Videoclip foi arrecadado, em abril, pelo grupo Sangue Lusitano, de Porto de Mós.
Assume-se como uma "proposta alternativa para a música nacional", com um projeto apenas instrumental "para fugir um pouco aos que já existem". É a banda Sangue Lusitano, de Porto de Mós, que venceu o Geração Arte do mês de abril na categoria Videoclip, com 542 votos.
Francisco Vala, 20 anos, baixista, Pedro Lopes, 18, guitarrista, e Tiago Lopes, 14, baterista, constituem o trio que já lançou um álbum e toca por todo o País. Já o fez na Festa do Avante e na primeira parte do concerto dos Xutos & Pontapés na Queima das Fitas em Coimbra.
O baixista assume o risco de serem uma banda instrumental. Reconhece "não há tanto público para este estilo", mas foi a paixão que os trouxe até aqui: "É o que queremos fazer porque gostamos" O género vai desde as baladas ao metal, passando pelo funk e pelo rock. O videoclip ‘Caravela’ foi gravado no castelo de Porto de Mós. "Escolhemos este local para representar a nossa região", diz Tiago.
"Esta vitória deu mais motivação para continuar", refere Pedro, adiantando que a banda tem um novo vídeo a concurso no mês de maio. "É excelente para lançarmos melhor o nosso projeto, que apoia o que é nacional. Gostávamos que fosse a nossa profissão, mas consideramos que somos já minimamente profissionais na forma como tocamos", sublinha.
Os jovens dão workshops e aulas de música, ensinando desde a história dos instrumentos até às técnicas de guitarra, baixo e percussão. Também se dedicam a trabalhos de estúdio, gravações de originais e melhoria de gravações já existentes. No seu percurso incluem a atuação em programas televisivos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt