Cotrim Figueiredo pede votos para tirar terceiro lugar a BE, PCP e Chega

Presidente da Iniciativa Liberal pediu a todos aqueles que estão confinados para não terem medo de ir votar.

28 de janeiro de 2022 às 23:02
João Cotrim Figueiredo Foto: Raquel Wise/Sábado
Partilhar

O presidente da Iniciativa Liberal pediu esta sexta-feira aos portugueses para votarem na IL para que Chega, BE e PCP não sejam a terceira força política e a todos aqueles que estão confinados para não terem medo de ir votar.

Naquele que foi o último discurso desta campanha eleitoral, João Cotrim Figueiredo assumiu que, nestes últimos dias, se abriu a porta do terceiro lugar para a IL, algo que muitos não esperavam poder acontecer.

Pub

Embalado pelas últimas sondagens que dão a IL como terceira força política em Portugal, o liberal, perante uma sala cheia de militantes no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, disse bem alto que quem quiser acabar com o bipartidarismo que "sufoca" o país há tanto tempo só tem de votar IL.

"Se não quiserem que o Chega fique em terceiro lugar porque é um partido que não é confiável, que é populista, que representa um retrocesso e põe os portugueses uns contra os outros, então votem IL", apelou.

Pub

Se os eleitores não querem ver esse lugar ocupado pelo BE, partido que apelidou de "bloquismo que nunca existiu e se se existiu já não faz falta nenhuma" ,então a opção é escolher o liberalismo, frisou.

Mantendo o apelo ao voto, Cotrim Figueiredo afirmou ainda que os portugueses que não queiram lá ver uma "organização estalinista, amiga das ditaduras e que só produziu opressão e miséria como é o PCP" então a escolha tem de recair para a IL.

"Se querem que um partido moderno, reformista, liberal, profundamente amante da liberdade e da democracia fique em terceiro lugar, então votem IL", reafirmou.

Pub

Num discurso de pouco mais de 10 minutos, Cotrim Figueiredo pediu aos eleitores é que votem na IL para que o Chega, BE e PCP não consigam alcançar esse lugar.

No domingo, dia em que se realizam as eleições legislativas, os portugueses vão ter uma "enorme oportunidade" para mudar o panorama partidário em Portugal, avisou.

E, nesse sentido, o liberal fez um especial apelo aqueles que a 30 de janeiro vão estar confinados para não terem medo de ir exercer o seu direito de voto.

Pub

"Lembro que é possível ir votar, esse direito está garantido, não fiquem em casa, venham votar, não deixem que outros decidam por vocês e, já agora, ponham a cruz à frente de onde está escrito IL", sublinhou.

Repetindo a frase que disse ao longo de toda a campanha "o liberalismo funciona e faz falta", Cotrim Figueiredo assinalou que os temas que marcaram a agenda desta campanha foram traduzidos pela IL, nomeadamente a privatização da TAP, a reforma do Sistema Nacional de Saúde (SNS) e a descida da taxa de IRS.

João Cotrim Figueiredo foi o primeiro deputado da história da Iniciativa Liberal quando conseguiu a sua eleição nas legislativas de estreia, em 2019.

Pub

Na altura, não era ainda o presidente do partido, cargo que veio a assumir poucos meses depois, após a saída de Carlos Guimarães Pinto, agora cabeça de lista pelo distrito do Porto.

Os objetivos eleitorais traçados para 30 de janeiro são claros: 4,5% dos votos e cinco mandatos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar