Multidão de peregrinos emociona Papa Francisco

Francisco reza na Capelinha das Aparições pela paz e condena quem trata mal os outros.

13 de maio de 2017 às 01:30
D. António Marto, Aparições, Santuário de Fátima, Papa, Basílica da Santíssima Trindade, Francisco, Portugal, Capelinha, Terço, João Paulo II, bispo de Leiria, Ferreira da Costa, Secretaria de Estado do Vaticano, religião Foto: Reuters
Sumo Pontífice esteve oito minutos em silêncio diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima Foto: Nuno André Ferreira / Lusa
Peregrinos de todo o Mundo marcaram presença no Santuário, com as respetivas bandeiras Foto: Vítor Mota
Francisco entrou no Santuário, transportado pelo papamóvel Foto: Ricardo Almeida
Mensageiro da esperança e da paz, Francisco abençoa os peregrinos Foto: Vítor Mota

1/5

Partilhar

A imensa multidão que cobria de luz o recinto do Santuário de Fátima, ontem à noite, rasgou um enorme sorriso no rosto do Papa. Junto à Basílica da Santíssima Trindade, Francisco desceu do papamóvel e realizou todo o percurso a pé, até à Capelinha das Aparições, onde presidiu ao Terço e à Procissão de Velas.

O cansaço que se lhe sentia na chegada a Portugal, deu lugar a uma nova energia, que o levou a abeirar-se dos fiéis, a beijar crianças, a cumprimentar várias pessoas e até a estabelecer alguns pequenos diálogos. Mas o que mais impressionou foi a alegria com que percorreu, aos 80 anos, aqueles mais de 200 metros, no coração do recinto.

Pub

"Obrigado por acolherdes entre vós o peregrino da paz", disse Francisco, na Capelinha das Aparições, onde condenou os que maltratam os outros, dizendo que "a humildade e a ternura não são virtudes dos fracos, mas dos fortes".

Ao fim da tarde rezou pela paz no mesmo local. Francisco, em pé, ao longo de oito minutos, terá feito a mais longa oração silenciosa de um Papa à chegada ao local das Aparições. João Paulo II, em 1982, fez uma mais longa, na hora da despedida.

Pub

Ladeado pelo bispo de Leiria – Fátima, D. António Marto, e pelo monsenhor Ferreira da Costa, oficial da Secretaria de Estado do Vaticano, Francisco sentiu a energia das peregrinações de Fátima e surpreendeu os fiéis com a proximidade.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar