Marcelo e Costa passam noite de sexta-feira lado a lado no Santuário de Fátima

Principais figuras de estado assistiram à recitação do rosário, à procissão das velas e a uma eucaristia, junto de Papa Francisco.

13 de maio de 2017 às 07:28
Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa Foto: EPA
Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa Foto: EPA
Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa Foto: EPA
Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa Foto: EPA
Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa Foto: EPA

1/5

Partilhar

O Presidente da República e o primeiro-ministro passaram a noite de sexta-feira lado a lado no Santuário de Fátima, durante a recitação do rosário, a procissão das velas e uma eucaristia, que terminou já depois da meia-noite.

Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa estiveram juntos durante mais de três horas, debaixo das arcadas da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, o chefe de Estado segurando uma vela acesa na mão, ao contrário do primeiro-ministro.

Pub

À sua frente, milhares de peregrinos enchiam o recinto, iluminado pela luz das velas.

O chefe de Estado, católico praticante, que disse estar em Fátima como peregrino, respondeu às várias orações e entoou os cânticos, conversando de vez em quando com o primeiro-ministro, que tinha perto de si a mulher e a filha, ambas de vela na mão.

Mais atrás, estavam o ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, e a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, sua mulher, que segurava duas velas. Também o ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, se encontrava naquele espaço, de vela na mão.

Pub

O papa Francisco, que chegou na sexta-feira à tarde a Fátima, permaneceu junto à Capelinha das Aparições até ao final da recitação do rosário, retirando-se cerca das 22h30.

Iniciou-se então a procissão das velas, e Marcelo Rebelo de Sousa parecia indicar a António Costa o percurso que a imagem de Nossa Senhora ia fazer até ao altar-mor, onde a seguir foi celebrada uma eucaristia, presidida por Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano.

O Presidente da República e o primeiro-ministro deixaram o recinto perto da meia-noite e meia, na parte final desta missa, quando caía uma chuva leve.

Pub

Na sexta-feira, numa curta entrevista à RTP, o chefe de Estado disse que, excetuando as cerimónias oficiais de receção e despedida do papa, está em Fátima como peregrino.

"Sendo Presidente da República, estou como peregrino. Estarei na procissão das velas como peregrino, estarei na missa como peregrino. E quem aqui quis vir sabe que aceita as regras de peregrino", declarou Marcelo Rebelo de Sousa.

Referindo-se à presença de António Costa em Fátima, acrescentou: "Mesmo o senhor primeiro-ministro e família, que aqui estão, independentemente de comungarem ou não de uma determinada fé, sabem, como eu sei, que neste momento já não há representação do Estado, há peregrinação espiritual".

Pub

O papa Francisco chegou na sexta-feira à tarde a Fátima para uma visita apostólica que termina este sábado, durante a qual vai canonizar os pastorinhos Francisco e Jacinta.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar