Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Banco central angolano aplica multas a 12 bancos por incumprimento na concessão de crédito

Multas rondam os 424 milhões de kwanzas (650 mil euros).
Lusa 10 de Julho de 2020 às 13:30
Banco Nacional de Angola
Banco Nacional de Angola FOTO: Getty Images
O Banco Nacional de Angola (BNA) aplicou multas no valor de 424 milhões de kwanzas (650 mil euros) a 12 bancos por incumprimento da concessão de crédito ao setor produtivo, anunciou o regulador.

Os bancos angolanos estão obrigados a conceder ao setor produtivo um volume de crédito não inferior a 2% do valor total dos ativos registados nos seus balanços em 31 de dezembro de 2018, meta que não foi atingida por 12 instituições financeiras.

Foram instaurados processos de contravenção e aplicou sanções pecuniárias aos seguintes bancos comerciais: Banco Prestígio, Banco de Negócios Internacional (BNI), Finibanco Angola, Banco Yetu, Banco Comercial Angolano, Banco Comercial Angolano, Banco Comercial do Huambo, Banco de Comércio e Indústria, Banco de Fomento Angola (BFA), Banco BAI Microfinanças, Banco Sol, Banco Millenium Atlântico e Banco BIC.

Em causa está o incumprimento da meta de concessão de crédito, criada para promover a diversificação da economia e reduzir a dependência excessiva da importação de bens e serviços, bem como dos requisitos e informação que lhe estão associados.

As multas mais elevadas, no valor de 45 milhões de kwanzas (69 mil euros) foram aplicadas ao BNI e BFA.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)