Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1
Siga o CM no WhatsApp e acompanhe as principais notícias da atualidade Seguir

Cabo Verde investiga morte de cinco recém-nascidos no hospital de São Vicente

Ministério da Saúde vai fazer uma auditoria para apurar factos como os cuidados médicos, de enfermagem e de atendimento prestados às mães e aos bebés recém-nascidos.
Lusa 16 de Maio de 2023 às 16:06
Hospital Baptista de Sousa, Cabo Verde
Hospital Baptista de Sousa, Cabo Verde FOTO: Hospital Baptista de Sousa
A morte de cinco bebés recém-nascidos este mês no hospital da ilha cabo-verdiana de São Vicente, vai ser sujeita a uma auditoria por parte do Ministério da Saúde, anunciou esta terça-feira a tutela.

"Após tomar conhecimento de ocorrência de óbitos de cinco bebés recém-nascidos, no mês de maio, no serviço de neonatologia do Hospital Dr. Baptista de Sousa, e, pautando-se pela necessidade de esclarecimentos sobre as reais causas que levaram aos óbitos, o Ministério da Saúde, através de um despacho da ministra da Saúde manda instaurar um inquérito", informou aquele ministério em comunicado.

De acordo com a mesma fonte, a investigação pretende apurar factos como os cuidados médicos, de enfermagem e de atendimento prestados às mães e aos bebés recém-nascidos, bem como as boas práticas de segurança e qualidade da prestação dos cuidados aos pacientes.

Também pretende apurar as causas que estão na origem das mortes dos bebés no nesse que é o segundo maior hospital do país, depois do Agostinho Neto, na Praia, e os procedimentos técnicos e administrativos adotados na emissão dos atestados de óbito e ainda na comunicação com os pais e familiares.

Para essa investigação, o Ministério da Saúde informou ainda que nomeou uma equipa de especialistas nas áreas de gineco-obstetrícia, neonatologia e enfermagem, composta por profissionais do Hospital Central da Praia e da Direção Nacional da Saúde, que deve apresentar um relatório, até final deste mês.

O caso foi noticiado no sábado pelo jornal local Mindelinsite, indicando que os cinco recém-nascidos faleceram no espaço de duas semanas no Hospital Dr. Baptista de Sousa, que também abriu um inquérito para apurar as causas.

Em fevereiro, a diretora do Serviço de Neonatologia do Hospital Baptista de Sousa (HBS), Cátia Costa, confirmou a morte de outros cinco bebés recém-nascidos no mês anterior, esclarecendo que as causas foram prematuridade e malformações congénitas.

As explicações foram dadas após conferência de imprensa do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição), a denunciar um "aumento crescente" de mortes de recém-nascidos na quela unidade hospitalar na segunda ilha mais populosa do país.

De acordo com o relatório de Estatísticas Vitais de 2021 do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), a taxa de mortalidade infantil, que contabiliza o número de óbitos de menores de um ano por cada 1.000 nascidos vivos, foi 10,5 em 2021 face aos 11,3 de 2020.

Cabo Verde São Vicente Ministério da Saúde Hospital Dr. Baptista de Sousa saúde questões sociais morte
Ver comentários
C-Studio